top of page

Governo muda cúpula da Polícia Federal em 18 estados


(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O governo federal trocou a cúpula da Polícia Federal em 18 estados e dispensou superintendentes regionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 25 estados e no Distrito Federal. As mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União e são assinadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.


Entre os nomeados, está o delegado Leandro Almada da Costa para chefiar a Superintendência da PF no Rio de Janeiro. Ele participou das investigações sobre o assassinato de vereadora Marielle Franco.


A delegada Chistiane Correa Machado assumirá a Superintendência da PF na Paraíba. Ela foi responsável pela investigação sobre a suposta interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro na corporação, denunciada pelo então ministro da Justiça Sérgio Moro após ser demitido do cargo por Bolsonaro, em abril de 2020.


Na semana passada, Andrei Passos assumiu a Diretoria-Geral da PF e disse que não aceitará qualquer tipo de interferência nas investigações. “Nossa atuação será sempre pautada pelo estrito cumprimento da lei e pelos princípios do Estado Democrático de Direito. Esse será um norte inafastável na gestão das investigações policiais, que serão coordenadas com base no trinômio qualidade da prova, autonomia investigativa e responsabilidade, e com absoluto rigor em relação a eventuais desvios ou personalismos”, disse Rodrigues durante a cerimônia em que assumiu o cargo.


Em relação à Polícia Rodoviária Federal, o governo dispensou 26 dos 27 superintendentes regionais da PRF nos estados e no Distrito Federal.


O único superintendente da PRF que não foi exonerado foi Jairo Lima, do Piauí. O nome dos outros 26 substitutos não foi divulgado. O novo diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, já tinha sido nomeado no último dia 2.


Ao longo da transição de governo, especialistas apontaram a necessidade de enfrentar uma crescente "influência político-ideológica" nas corporações, fato que ganhou impulso após as invasões aos prédios dos três Poderes em Brasília, quando agentes agiram de forma pacífica ou omissa com os manifestantes e alguns até mesmo permitiram a entrada das pessoas nos prédios.


Saiba quem assume as chefias da Polícia Federal nos estados:

Alagoas: Luciana Paiva Barbosa

Amazonas: Umberto Ramos Rodrigues

Goiás: Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente

Maranhão: Sandro Rogerio Jansen Castro

Mato Grosso: Ligia Neves Aziz Lucindo

Mato Grosso do Sul: Agnaldo Mendonça Alves

Minas Gerais: Tatiana Alves Torres

Pará: José Roberto Peres

Paraíba: Christiane Correa Machado

Paraná: Rivaldo Venancio

Pernambuco: Antonio de Padua Vieira Cavalcanti

Rio de Janeiro: Leandro Almada da Costa

Rio Grande do Norte: Larissa Freitas Carlos Perdigão

Rondônia: Larissa Magalhães Nascimento

Santa Catarina: Aletea Vega Marona Kunde

São Paulo: Rogerio Giampoli

Sergipe: Aline Marchesini Pinto

Tocantins: Reginaldo Donizetti Gallan Batista

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page