Governo Trump é processado por mortes em ataque a barco na costa da Venezuela
- Da Redação

- há 2 horas
- 2 min de leitura

Os familiares de vítimas de um ataque com mísseis dos EUA contra um barco no mar do Caribe, próximo à Venezuela, entraram com uma ação judicial contra o governo estadunidense por morte decorrente de ato ilícito, nesta terça-feira (27).
Esta é a primeira primeira contestação judicial, desde que o governo do presidente Donald Trump iniciou em setembro de 2025 dezenas de ataques de mísseis contra embarcações no mar do Caribe e no Oceano Pacífico, com total de 120 pessoas informadas pelas autoridades dos EUA.
A ação chama campanha militar "manifestamente ilegal" e assassina, ocorrida em outubro do ano passado. Ao todo, seis homens morreram durante a ação, dentre eles, Chad Joseph e Rishi Samaroo, cujas famílias afirmam que trabalhavam com pesca e agricultura na Venezuela e estavam voltando para suas casas em Las Cuevas, Trinidad, quando foram atacados.
Até o momento, o governo Donald Trump ainda não se pronunciou sobre o caso e Washington ainda não apresentou provas do envolvimento de ninguém em atividades ilícitas.
o governo norte-americano, sob a justificativa de combate ao narcotráfico, ordenou o envio do porta-aviões USS Gerald Ford à área do Comando Sul, que abrange a América do Sul e o Caribe. Tanto a Venezuela, de onde partiram alguns dos barcos atacados, quanto outras nações do entorno condenaram o gesto.
A escalada de tensões culminou no ataque dos EUA à Venezuela, no dia 3 de janeiro, e sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, que foram levados para Nova York.
O presidente dos EUA, Trump, anunciou que Maduro e Flores seriam julgados por suposto envolvimento em "narcoterrorismo".
A Suprema Corte da Venezuela transferiu temporariamente as funções de chefe de Estado para a vice-presidente Delcy Rodríguez, que tomou posse oficialmente como presidente interina perante a Assembleia Nacional no dia 5 de janeiro.
Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA










Comentários