top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Grupo com 34 brasileiros chega ao Egito após deixar a Faixa de Gaza


O terceiro grupo de brasileiros deixou a Faixa de Gaza e chegou ao Egito na manhã desta quinta-feira (21) por meio da passagem de Rafah.


Ao todo, 34 brasileiros estavam no grupo que agora aguarda a chegada do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para voltar ao Brasil. No entanto, o número final de quantos brasileiros e familiares completaram o processo será informado só após o fim da operação, segundo a Agência Brasil.


Das 34 pessoas autorizadas a deixar Gaza nesta quinta (21), 16 têm dupla nacionalidade, 17 são palestinos e uma é classificada como internacional. O avião da FAB, o KC-30, decolou pela manhã do Rio de Janeiro rumo ao Cairo, no Egito, para fazer a repatriação. A previsão é que os brasileiros desembarquem, no sábado (23), às 8h em Brasília.


Esse é a terceira vez que o Itamaraty negocia com Egito e Israel para trazer brasileiros. O retorno ocorre após Tel Aviv rever vetos aos pedidos de repatriação do Brasil e autorizar a saída de 16 pessoas das 24 que foram barradas em 8 de dezembro.


Agora, após a liberação dessas 16, familiares que haviam desistido da viagem no começo do mês por conta dos vetos também poderão embarcar para o Brasil. Porém, oito pessoas seguem impedidas de deixar Gaza mesmo após a revisão dos vetos. Os motivos dos vetos não são esclarecidos, segundo fontes diplomáticas ouvidas pela mídia.


Mais ajuda humanitária

Além de trazer os brasileiros, o avião da FAB está levando um carregamento humanitário de seis toneladas, doado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 150 purificadores de água portáteis, equipados com kit voltaico (painel solar, inversor veicular e controlador de carga) para ampliar sua autonomia de energia.


Com a Agencia Sputnik


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page