top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

Grupo de Trabalho de Agricultura do BRICS discute cooperação

O Grupo de Trabalho de Agricultura do BRICS realizou sua primeira reunião para discutir desafios e estratégias para o setor agropecuário. O encontro, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Brasília, com a participação de representantes do governo brasileiro e dos países-membros da associação, segundo nota oficial do órgão.

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil

Durante a reunião, foi debatido um documento preparatório para a declaração conjunta dos ministros da Agricultura do BRICS, prevista para abril deste ano. Entre os temas abordados estavam mudanças climáticas, degradação do solo, comércio agrícola e segurança alimentar. O grupo também discutiu a implementação da certificação eletrônica, iniciativa que visa garantir maior rastreabilidade e segurança no comércio de produtos agropecuários.


As discussões do Grupo de Trabalho estão alinhadas com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada no Brasil em 2025. Entre os temas em pauta, destacam-se a degradação de pastagens e a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestas Sustentáveis (PNCPD).


Em coletiva de imprensa, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, ressaltou a importância da agenda internacional do Brasil em 2025.


"A gente entende que é um ano muito importante, porque nós vamos ter, além da Cúpula dos BRICS, a questão da COP30 [...] Uma representatividade muito grande", disse.


Sob o tema "Cooperando para um mundo inclusivo e sustentável", a presidência brasileira do BRICS em 2025 busca fortalecer a cooperação agrícola e promover sistemas alimentares sustentáveis. O grupo representa 50% da população mundial, 25% do PIB global e 30% das terras agrícolas do Planeta, sendo responsável por grande parte das exportações globais de carnes, arroz, soja, trigo e milho.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page