Guarda Ambiental resgata gavião entre colunas de prédio em Niterói

Um gavião foi resgatado na sexta-feira (10/9) por equipes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói entre duas colunas dentro de um prédio no Fonseca, Zona Norte da cidade. Ao perceberem a presença do animal, preso no local de difícil acesso e sem possibilidade de sair, os moradores entraram acionaram a guarda através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Divulgação

Os agentes realizaram o resgate do animal, que foi avaliado e, como estava em boas condições de saúde, foi reintegrado à natureza numa área de proteção ambiental, próximo ao Córrego dos Colibris, no Engenho do Mato, na Região Oceânica.


Veja o momento da captura:


E a reintegração à natureza:



A Guarda Municipal de Niterói reitera que, em casos como esses, quem encontrar um animal silvestre deve entrar imediatamente em contato para que as equipes possam ser deslocadas para o local e fazer o resgate. A coordenadoria especializada da Guarda Municipal já salvou, só este ano, 1.285 animais silvestres na cidade.


Os agentes da coordenadoria ambiental são treinados para esse tipo de situação. Em cada resgate é feito um procedimento de acordo com a espécie. Num primeiro momento os animais passam por uma avaliação pela própria equipe de resgate, e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados à unidade de conservação mais próxima.


Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif