Há 100 anos nascia Roberto Silveira, o 'governador popular'
Neste domingo, 11 de junho, o ex-governador e líder trabalhista Roberto Silveira, uma das maiores expressões políticas do Estado do Rio, faria 100 anos. Ele nasceu em 1923 na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, divisa com o Espírito Santo, no Noroeste fluminense, e ainda jovem veio para Niterói, onde cursou a Faculdade Fluminense de Direito e iniciou a sua meteórica carreira política.
Amigo e correligionário de Leonel Brizola e João Goulart, Roberto Silveira conquistou, em curso espaço de tempo, uma posição de liderança nacional dentro do antigo PTB de Getúlio Vargas, chegando a ser cotado, juntamente com Brizola, como um possível nome para a sucessão de Jango - o que jamais aconteceria, tanto pela deposição do presidente pelo golpe militar de 1964 quanto, três anos antes, pela trágica morte do governador fluminense em Petrópolis, após a queda do helicóptero em que ele acabara de decolar do Palácio Rio Negro.
O ex-prefeito de Niterói e atual Secretário Executivo da prefeitura do município, Rodrigo Neves, que abraçou a bandeira do trabalhismo após ingressar no PDT, partido pelo qual disputou o governo do estado no ano passado, lembrou o centenário do líder trabalhista:
"Hoje, 11 de junho , celebramos o centenário do Governador Roberto Silveira, uma grande liderança que nosso estado teve. Vindo de Bom Jesus de Itabapoana, do interior fluminense para Niterói , foi líder estudantil no Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de Niterói e da juventude do PTB . Deputado Estadual e Vice Governador. Um realizador trabalhista que nos deixou cedo demais aos 37 anos em 1961, mas apesar disso deixou um grande legado no Estado do Rio de Janeiro.
O desastre de helicóptero que o vitimou abalou todo o Brasil, pois em apenas dois anos enquanto Governador realizou a reforma agrária e o movimento pela educação pública . Tinha grande capacidade de diálogo com todas forças da sociedade e foi Secretário Geral Nacional do antigo PTB .
Viva Roberto Silveira, lutador das causas do povo e do trabalhismo!"
Dados biográficos
Em 11 de junho de 1923, nasceu, em Bom Jesus de Itabapoana (RJ), o advogado e político Roberto Silveira, formado pela Faculdade de Direito de Niterói (UFF).
Foi Vice-governador (1955-1958), tendo recebido mais votos do que o governador eleito, Miguel Couto Filho, e Governador do Rio de Janeiro (1959-1961).
Faleceu em 1961, quando o helicóptero da Marinha, que o conduziria de Petrópolis até Santo Antônio de Pádua, caiu. A Comissão Nacional da Verdade (2011-2014) não investigou o ocorrido. Em 2003, foi inaugurado, em Niterói, o Memorial Roberto Silveira, obra de Oscar Niemeyer.
Seu irmão, Badger da Silveira, também foi Governador do Rio de Janeiro (1963-1964), mas acabou cassado pela Ditadura Militar.
Seu filho, Jorge Roberto Silveira, foi Prefeito de Niterói por quatro vezes (1989-1992, 1997-2000, 2001-2002 e 2009-2012) e ocupou uma cadeira na ALERJ por dois mandatos (1979-1983 e 1983-1987).
*Colaborou o professor e historiador Antônio Seixas, organizador do Grupo História Fluminense.
Comments