top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Hemorio ganha novo 'Salão do Doador'

O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta sexta-feira (14/6), Dia Mundial do Doador de Sangue, o novo Salão do Doador do Instituto Hemorio. O espaço vai oferecer atendimento confortável e humanizado à população, que diariamente contribui com o ato de solidariedade para salvar vidas. O ambiente ampliado conta com 13 cadeiras, que poderão receber até 570 doadores por dia. O Governo do Estado investiu R$ 2,3 milhões na obra.

ree
Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio

"Investimentos como este enchem o meu coração de alegria e destacam o compromisso do Governo do Estado em deixar como legado hospitais equipados, limpos e prontos para receber cada paciente que necessita de tratamento. Espero que cada doador de sangue chegue aqui e sinta o clima de solidariedade e a nobreza do ato que é salvar vidas. Além disso, também agradeço aos profissionais que atuam na saúde pública, que cuidam com amor de cada pessoa que chega a um centro de saúde do Estado", ressalta Cláudio Castro.


A partir de agora, os doadores de sangue podem fazer a triagem em um dos quatro totens de autoatendimento. Neles, as pessoas respondem a um questionário que indica se estão aptas a doar. Também serão disponibilizadas cinco salas para quem preferir fazer a triagem com um funcionário do banco de sangue. Foi criado ainda um espaço instagramável, para que os doadores possam expressar, em fotos e vídeos nas redes sociais, o orgulho pelo gesto de amor ao próximo e incentivar mais doações.


"Em novembro, o Hemorio completa 80 anos de sua principal atividade, que é salvar vidas com o ato voluntário de doação de sangue pela população. A entrega do novo Salão do Doador, no Dia Mundial do Doador, reforça nosso compromisso com a causa. A obra, pensada pela Secretaria de Estado de Saúde, deixou o hemocentro mais conectado com a modernidade, tornou o ambiente mais acolhedor e harmonioso, valorizando a doação", destaca Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.

ree
Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio

O Hemorio registra uma média de 300 doações por dia, incluindo as coletas feitas na sede, no Centro do Rio; além das ações externas, realizadas por duas equipes do hemocentro da rede estadual em universidades, clubes, igrejas, órgãos públicos, empresas e eventos. De janeiro até 10 de junho, a instituição recebeu 38.589 doações. Desse total, 40% vêm das coletas fora da unidade. Durante a campanha do Junho Vermelho, a expectativa é chegar a 350 bolsas de sangue diárias.


"Com a abertura desse novo salão, as pessoas terão um espaço mais moderno e confortável para fazer a doação. É um grande presente para esses verdadeiros heróis anônimos que ajudam a salvar vidas no nosso estado. A nossa expectativa é que as novas instalações atraiam ainda mais doadores", disse o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.


O estoque de sangue do Hemorio abastece cem unidades públicas de saúde, entre elas, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federal, além do próprio hospital do Hemorio, que atende a pacientes com doenças hematológicas como anemia falciforme, hemofilia, leucemia, entre outras. A meta do instituto é fechar o ano com 90 mil bolsas de sangue coletadas.


Além do Hemorio, o estado conta com outros 27 hemocentros: mais 12 pontos de coleta na capital e os localizados nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Angra dos Reis, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Nova Friburgo, Teresópolis, Cabo Frio, Itaperuna, Campos e Macaé.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page