Henrique Marques conquista ouro no Mundial de Taekwondo
- Da Redação
- há 2 horas
- 2 min de leitura

O Campeonato Mundial de Taekwondo deste ano, realizado em Wuxi (China), já é histórico para o Brasil. Nesta segunda-feira (27), o fluminense Henrique Marques, natural de Itaboraí, se tornou o primeiro homem do país - e o terceiro atleta, sendo o segundo nesta edição - a conquistar uma medalha de ouro no evento.
Quinto colocado do ranking mundial da categoria até 80 quilos (kg), Henrique garantiu o título inédito superando um atleta da casa na final, o chinês Qizhang Xiang. Antes, o lutador de 21 anos derrotou Kelvin Calderón Martinez, de Cuba, Faysal Sawadogo, de Burkina Faso, CJ Nickolas, dos Estados Unidos, e Artem Mytarev, russo que compete como atleta neutro devido à suspensão do país pela invasão à Ucrânia.
A conquista em Wuxi coroa a volta por cima de Henrique após dois anos difíceis. Em 2024, o lutador enfrentou o falecimento do pai, Ari Fernandes. Em 2023, ele quase deixou o esporte ao descobrir uma arritmia cardíaca, que o levou à mesa de cirurgia. O lutador conheceu o taekwondo em um projeto social em Porto de Caixas, bairro pobre de Itaboraí (RJ), cidade em que nasceu. Na Olimpíada de Paris, na França, o atleta parou nas quartas de final.
Também nesta segunda, o Brasil foi representado no Mundial pela catarinense Júlia Nazário (categoria até 46 kg) e pela mineira Raiany Fidelis (acima de 73 kg). Ambas ganharam os combates de estreia, mas caíram na segunda rodada. Júlia superou a uzbeque Madina Shoniyozova, mas não resistiu à Dzejla Makas, da Bósnia e Herzegovina. Já Raiany, que iniciou a caminhada batendo a catari Noor Nazar Mohammed, perdeu a luta seguinte, para a espanhola Tania Etcheverria.
Na última sexta-feira (24), a paulista Maria Clara Pacheco já tinha feito história ao vencer a disputa entre atletas até 57 kg, repetindo o feito da paranaense Natália Falavigna, primeira atleta brasileira campeã mundial, em 2005. O ouro conquistado por Henrique Marques foi a 25ª medalha do Brasil em campeonatos mundiais: são três ouros, oito pratas e 14 bronzes.
O Mundial de Taekwondo de Wixu segue até quinta-feira (30), e seis atletas ainda disputarão medalhas para o Brasil. Nesta terça-feira (28), será a vez do catarinense João Victor Souza Diniz (até 68 kg) e da paulista Milena Titoneli (até 67 kg). Esta última possui um bronze da edição de 2019, em Manchester (Inglaterra).
O canal da World Taekwondo no YouTube transmite todas as lutas. Já o canal SporTV transmite as semifinais e finais.
Confira o restante da programação do campeonato (horário de Brasília):
De 27/10 para 28/10:
Masculino, Até 68kg: João Victor Souza Diniz (SC)
Feminino, Até 67kg: Milena Titoneli Guimarães (RJ)
22h às 3h - preliminares
4h às 6h - oitavas e quartas
6h30 às 8h30 - semis e finais
De 28/10 para 29/10:
Masculino, Até 58kg: Paulo Ricardo Souza de Melo (RJ)
Feminino, Até 62kg: Celydiene Kristina Carneiro (SP)
22h às 3h - preliminares
4h às 6h - oitavas e quartas
6h30 às 8h30 - semis e finais
De 29/10 para 30/10:
Masculino, Até 74kg: Edival Marques Quirino Pontes (PB)
Feminino, Até 53 kg: Nívea Maria Barros da Silva (RN)
22h às 2h - preliminares
4h às 5h30 - oitavas e quartas
6h30 às 8h30 - semis e finais






