Homenagem virtual a Paulo Freire na Biblioteca Parque de Niterói

A Biblioteca Parque de Niterói realiza, no próximo dia 30 de setembro, às 18h30, um encontro online com o tema 'Raízes e Asas em Paulo Freire', por ocasião do centenário de Paulo Freire, no facebook @bibliotecaniteroi. O objetivo é propor uma reflexão sobre as ideias de um dos mais importantes pensadores do Brasil, os princípios básicos para uma educação transformadora, a partir das diferentes experiências de cada um dos convidados.

A curadora do evento Inez Helena Muniz Garcia / Divulgação

O encontro é realizado em parceria com o Café Paulo Freire Niterói e conta com curadoria de Inez Helena Muniz Garcia, que também estará presente.


Participam deste encontro:


Livia Ornelas - pedagoga. Professora da Rede Municipal de Educação. Atualmente exercendo a tarefa de chefia de gabinete da Secretaria de Educação do município de Niterói.


Marileide Matias da Silva - graduada em história- UERN, Especialista em psicopedagogia clínica- UnP, Mestre em história e espaço - UFRN, Professora de história da rede pública de ensino do RN. Atualmente atua como diretora da 8' Direc (Diretoria regional de ensino) localizada em Angicos.


Nathercia Lacerda - graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialização em Arte Educação pelo Atelier de Artes Plásticas Hélio Rodrigues, Membro do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio), Autora do livro “A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha”, ZIT Editora/ Grupo Editorial ZIT. Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio 2016; Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2017; Catálogo de Bolonha FNLIJ 2017; Indicação ODS ONU Agenda 2030.


Prof. Dr. Martinho Condini - graduado em Estudos Sociais e História (UNICID), Mestre pelo programa Ciências da Religião (PUCSP), Doutor pelo programa Educação: currículo (PUCSP), Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Integra o grupo de pesquisa do CNPQ (PUCSP): ‘O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira’, na linha de pesquisa ‘Pensamento de Paulo Freire - legado e reinvenção’. Curador do Café com Paulo Freire São Paulo. Membro do Instituto Popular Paulo Freire. Pesquisador da vida e obra de Dom Helder Camara e Paulo Freire. Publicou pela Paulus Editora os livros: ‘Dom Helder Camara Um modelo de esperança’ e ‘Helder Camara um Cidadão do Mundo’; e ‘ Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire’. Publicou, ainda, capítulos de livros do Instituto Paulo Freire, Diálogos Freirianos e Livrologia.


Inez Helena Muniz Garcia - nascida e criada em terras do noroeste fluminense – Itaperuna (RJ). De mineirices ancestrais, potiguar de coração, andante por destino e vocação. Tem Doutorado e mestrado em Educação na UFF, em Niterói (RJ). Integra os grupos de pesquisa/CNPq ‘Linguagem, cultura e práticas educativas’, investigando processos de produção de linguagem, identidades culturais e práticas educativas/UFF-RJ e ‘Leitura, literatura e saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento’/UFF-RJ. Curadora do Café com Paulo Freire - Niterói (Solar da Paz). Atua nas seguintes áreas: linguagem, discurso, alfabetização, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e literatura.


Serviço:


Encontro online “Raízes e Asas em Paulo Freire”

Data: 30 de setembro, quinta-feira

Horário: 18h30

Participação de Inez Helena Garcia, Lívia Ornelas, Marileide Matias, Martinho Condini e Nathercia Lacerda.

Onde: as inscrições podem ser feitas pelo meet (encurtador.com.br/lnpF8) e o evento poderá ser assistido no facebook @bibliotecaniteroi.


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN


300x250px.gif
728x90px.gif