top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Hóspedes do Hotel Acolhedor visitam Theatro Municipal do Rio

Olhos vidrados, sorrisos nos rostos e muitas perguntas. Assim, cercados pela beleza do Theatro Municipal do Rio, os dez hóspedes do Hotel Acolhedor, do Governo do Estado, conheceram o local símbolo da cultura da cidade, em uma emocionante visita guiada. Pela primeira vez no emblemático espaço cultural, os acolhidos ficaram impactados pela grandiosidade e riqueza histórica e arquitetônica do lugar, sempre atentos às explicações.

Foto: Rafael Wallace / Governo do Estado do Rio

"Essa visita é um sonho realizado, ela serviu para aumentar e muito o meu grau de aprendizado. A gente, que vem de comunidade pobre, não tem dinheiro pra entrar em um espaço desse, e eu gosto muito de cultura e esporte. Eu gosto de orquestra, de escutar uma soprano, música clássica... Então pra mim, isso é enriquecedor", compartilhou emocionado Welington Ricardo da Costa Nunes, um dos acolhidos.


A visita ao Theatro Municipal faz parte do projeto "Cultura do Pertencimento", da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para proporcionar experiências culturais enriquecedoras e inclusivas aos hóspedes do Hotel Acolhedor e outros programas que atendem a população mais vulnerável.

Welington Ricardo da Costa Nunes, um dos acolhidos pelo programa / Foto: Rafael Wallace / Governo do Estado do Rio

"O projeto "Cultura do Pertencimento" tem se mostrado uma iniciativa transformadora, proporcionando momentos de encantamento e enriquecimento cultural para os hóspedes do Hotel Acolhedor e de outros projetos da Secretaria. Além disso, a visita ao Theatro Municipal representa uma valiosa parceria entre instituições públicas e culturais, unindo esforços para promover inclusão, diversidade e a valorização do patrimônio histórico e artístico do estado", diz a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.


Em sua terceira ação, o projeto tem se destacado por levar a arte e a cultura aos assistidos, que têm a chance de se aproximar de importantes manifestações artísticas e arquitetônicas, e despertar em cada um deles um senso de pertencimento e valorização.


"Essa inserção social e cultural, para o público vulnerável e em situação de rua, cumpre o papel importantíssimo de levar cultura para essas pessoas. Estamos promovendo uma grande inserção social e apresentando uma oportunidade única do conhecer e do saber", explica Hosana Helena Lima, psicóloga e coordenadora do Hotel Acolhedor do Centro e do Catete.

Foto: Rafael Wallace / Governo do Estado do Rio

Durante a visita, os hóspedes foram conduzidos por um guia especializado, que contou detalhes sobre a história do Theatro Municipal e ressaltou a relevância de sua arquitetura. O grupo teve a oportunidade de explorar o espaço Assyrius, o hall de entrada do Theatro, assim como as escadarias, a sala de espetáculo e o foyer, testemunhando de perto a grandiosidade do local que já recebeu importantes espetáculos ao longo dos anos.


"A visita de hoje foi extremamente prazerosa. As perguntas foram inteligentes e perspicazes. Algumas, tive dificuldade em responder, pelo grande interesse justamente de quem não tem acesso aos espaços de cultura. Eles mostraram um encantamento e uma profunda curiosidade. A visita guiada é, muitas vezes, a porta de entrada para o Theatro Municipal", disse Carlos Roberto de Souza, historiador e educador cultural do Theatro Municipal.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page