Hospital tinha alertado governo sobre 'catástrofe' iminente
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Hospital tinha alertado governo sobre 'catástrofe' iminente


A diretora do Hospital Geral de Bonsucesso, que foi atingido por um incêndio na manhã da última terça-feira (27), já havia alertado o governo federal sobre possíveis “consequências catastróficas”.

Em ofício enviado ao Ministério da Saúde em agosto de 2019 - portanto, há mais de um ano -, Cristiane Rose Jourdan relatou sobre a precariedade do sistema elétrico e pede “providências com a maior urgência possível”.

Na comunicação feita oficialmente pelo hospital federal, a diretora alerta que “o risco de qualquer trágico acontecimento levará o Estado, no caso a União, a responder por omissão específica com grandes prejuízos ao patrimônio público e por danos causados por não se mobilizar e evitar o dano já conhecido".

"A magnitude do risco tem proporções desconhecidas por suas consequências possivelmente catastróficas e implica em abreviação de máxima urgência das providências a serem tomadas", afirma Jourdan.

Três pessoas vieram a morrer após o incêndio. Até o momento, 185 pacientes já foram transferidos para outras unidades hospitalares, 37 receberam alta, sete ainda aguardam transferência.

O Corpo de Bombeiros, ainda nesta quarta-feira, prosseguiu no trabalho de rescaldo. Teme-se que as altas temperaturas que atingiram a Torre 1 possam ter comprometido a estrutura do prédio - o hospital possui seis torres, apenas a número 1 foi tomada pelo fogo.

De acordo com o comandante-geral dos Bombeiros. Leandro Monteiro, o hospital "não estava adequado" e tinha duas notificações e dois autos de infração. A unidade, segundo ele, "não possui certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros”.

Conforma havia informado a instituição, o incêndio começou no subsolo da Torre 1, por volta das 9h45 da manhã, na base das instalações elétricas.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page