top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

IA poder servir de apoio pedagógico para alunos deficientes

O deputado estadual Vitor Junior (PDT) apresentou na Alerj um projeto de lei que propõe o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio pedagógico a alunos com deficiência e neurodivergentes nas redes pública e privada de ensino. O parlamentar destaca que o objetivo é promover um atendimento educacional mais inclusivo, acolhedor e eficaz, utilizando a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem.


Deputado Estadual Vitor Junior, do PDT / Divulgação
Deputado Estadual Vitor Junior, do PDT / Divulgação

“A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada na superação das barreiras da acessibilidade dentro do ambiente escolar. Queremos garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de ensino e aprendizado. Por isso, ao unirmos a IA e as tecnologias assistivas em salas de recursos, permitiremos uma abordagem mais eficaz e direcionada aos alunos, tornando-se uma importante ferramenta de apoio pedagógico para os educadores”, destaca Vitor Junior.


O projeto de lei propõe que o Poder Executivo, por meio das secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia, acompanhe a implementação das estratégias de uso da IA nas salas de estudo, além da realização de cursos de capacitação para professores e mediadores, acordos de cooperação técnica com universidades, centros de pesquisa e empresas especializadas no desenvolvimento dessas tecnologias.


“Este projeto reforça o compromisso do nosso mandato com uma educação inclusiva, moderna e tecnológica, que busca preparar nossos estudantes para os desafios do futuro com equidade, inovação e respeito à diversidade, com a adaptação de materiais pedagógicos, conteúdos e estratégias de ensino por meio da IA, estimulando o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos estudantes, assegurando que a tecnologia seja utilizada como instrumento de inclusão, autonomia e igualdade de oportunidades para todos os alunos, garantindo um ambiente escolar mais acessível e acolhedor, além de formação continuada de profissionais da educação”, diz o deputado.

 
 
 
cvv.jpg
banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page