Ibope: 83% defendem as regras de combate à Covid
Um dia após o presidente da República, Jair Bolsonaro, dar mais uma demonstração de desprezo pelas leis e regras sanitárias que impõem contenções contra a Covid-19, aparecendo em público sem a máscara e provocando aglomerações inclusive com crianças, uma pesquisa de opinião do Ibope encomendada pelo jornal O Globo mostra que 83% dos brasileiros concordam que as pessoas têm o dever de respeitar os protocolos de segurança, como o uso de máscaras faciais em locais públicos, durante a pandemia. Esse número sobe exponencialmente quando a opinião vem de pessoas situadas à esquerda do espectro ideológico, com 91% concordando que se devem respeitar sim. Já à direita, esse número cai para 78%.
Na pesquisa, que ouviu 2.626 pessoas maiores de 18 anos das classes A, B e C, 71% dos entrevistados disseram que a Covid-19 teve um impacto pior do que se esperava no Brasil, e o maior peso entre os culpados pelo agravamento foi atribuído a dois diferente agentes: a própria população (38%) e o presidente Jair Bolsonaro (33%).
Quanto ao retorno de estudantes às aulas presenciais, 72% dos brasileiros são favoráveis só após haver vacina eficaz contra o coronavírus.
O Ibope também revelou que a maioria dos entrevistados crê que a epidemia vá influenciar os resultados de eleições municipais (59%) em novembro e que os cientistas passarão a ser mais valorizados pela população em geral (58%).
Comments