top of page

Iceberg do tamanho do RJ se desprende na Antártida


(Reprodução)

Um iceberg um pouco maior do que a cidade do Rio de Janeiro se despreendeu da placa de gelo Brunt, na Antártida, na última sexta-feira (26). Com 1.270 quilômetros quadrados, o bloco de gelo pode representar um sério perigo para navios de grande porte.

A ruptura não é uma surpresa, visto que cientistas haviam detectado as primeiras grandes rachaduras de 150 metros de largura há uma década.

Conhecida como Fenda do Norte, uma nova rachadura havia começado a se aproximar de outra em novembro, acelerando seu crescimento em cerca de um quilômetro por dia durante o mês de janeiro, culminando na separação.

O fenômeno polar ocorreu próximo à base de pesquisa, que monitora a plataforma diariamente. Há quatro anos, a estação teve que ser transferida para um local a 20 quilômetros de distância da ruptura, para garantir que não fosse arrastada após o rompimento total e a formação de um iceberg.

Nas próximas semanas ou meses, o iceberg pode se afastar ou encalhar e permanecer próximo à plataforma de gelo Brunt – disse a diretora da Base, Jane Francis.

Commentaires


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page