Ideb: Lula celebra escolas públicas nota 10 no Nordeste
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (4) em homenagem às escolas públicas avaliadas com nota 10 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou o compromisso do governo de atingir o índice de 80% de crianças alfabetizadas na idade certa até 2030.
De acordo com dados do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, 56% das crianças brasileiras alcançaram, em 2023, o patamar de alfabetização definido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para o segundo ano do ensino fundamental.
"O governo federal tem preocupação desde a creche até a universidade, em todos os momentos da educação de nossos estudantes. Temos a tarefa de colocar em prática as ações das escolas com nota 10 no IDEB, para replicá-las em todas as outras. Nenhum país se desenvolveu sem investir na educação", destacou o presidente Lula
Ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e alunos, professores e diretores das 21 escolas que tiraram nota 10 no último ciclo do Ídeb, Lula reiterou o "pacto com governadores e prefeitos" para chegar até 2030 com "no mínimo, 80% das crianças no segundo ano do ensino fundamental totalmente alfabetizadas”.
“O ideal é que a gente crie um sistema em que a criança levante de manhã tendo desejo, prazer e vontade de ir para a escola. A escola tem de ser um ponto de atração para que as crianças sintam vontade de ir”, disse o presidente.
O presidente destacou a importância de valorizar e estimular a profissão docente no Brasil.
"Eu sempre me pergunto se a escola está fazendo jus e estimulando nossas crianças a terem vontade de ir para a escola. Também nossos professores e professoras precisam estar bem, e é por isso que criamos um Piso Salarial", disse Lula.
"Estamos preocupados em garantir o estímulos para que milhões de pessoas sejam professores. Temos que olhar com muito respeito as condições dos professores", acrescentou, destacando o ótimo desempenho da região Nordeste: "As crianças brasileiras estudam, vencem na vida e o Nordeste não é mais símbolo do atraso. O Nordeste pode ser o símbolo do desenvolvimento e da educação".
O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras. No ano passado, todas as “escolas notas 10” foram de municípios localizados na região Nordeste - 15 estão no Ceará, 5 em Alagoas e uma em Pernambuco.
Comentarios