top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

IEO tem mais de 110 mil atendimentos em 6 meses


Em apenas seis meses de funcionamento, o Instituto Estadual de Olhos (IEO), unidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro localizada na Zona Oeste da capital, ultrapassou a marca de 113 mil atendimentos. A instituição, voltada ao atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já se consolida como referência em tratamento oftalmológico de alta qualidade, com foco especial no cuidado com a terceira idade.


Divulgação / GovRJ
Divulgação / GovRJ

No Dia Mundial da Visão, celebrado em 9 de outubro, o IEO preparou atividades educativas voltadas aos pacientes, com orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde ocular, além da distribuição de material informativo. Uma das principais recomendações é realizar consultas anuais para avaliação e diagnóstico precoce de doenças.


"Além de procurar regularmente um especialista, é importante controlar doenças pré-existentes, como diabetes e glaucoma, que podem resultar em perda da visão" - orientou Marina Ferreira, diretora-técnica do instituto.


Números expressivos


Desde a inauguração, em abril, até o fim de setembro, o IEO realizou 99.779 exames, como ultrassonografia, tomografia e biometria ultrassônica ocular. No mesmo período, foram 11.870 consultas ambulatoriais e 1.390 intervenções cirúrgicas de catarata e glaucoma. No começo de setembro, foi comemorada a realização da milésima cirurgia de catarata.


Um dos beneficiados foi o comerciante José Carlos Marins, de 59 anos, morador de Bom Jardim, na Região Serrana. Ele esteve na unidade para revisão após uma cirurgia de pterígio - lesão ocular que pode comprometer a visão.


"Fui muito bem tratado no instituto. Vou seguir todas as recomendações médicas para voltar a enxergar bem o quanto antes" - contou José Carlos.


Tecnologia e estrutura moderna


Com investimento de R$ 5,7 milhões, o Governo do Estado equipou o IEO com tecnologia de ponta, incluindo o Tomógrafo de Coerência Óptica (OCT) - equipamento que permite analisar detalhadamente as camadas da retina sem uso de radiação, utilizando feixes de luz para gerar imagens de alta precisão.


O instituto conta com duas salas cirúrgicas, sete leitos de recuperação pós-operatória e consultórios para exames e consultas. São atendidas diversas condições, como ceratocone, catarata, estrabismo adulto, glaucoma, plástica ocular, pterígio e outras doenças oftalmológicas.


Entre os exames realizados estão ultrassonografia do globo ocular, mapeamento de retina, retinografia digital, tomografia de mácula e do nervo óptico e topografia de córnea.


Atendimento para todo o estado


Instalado em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio, o Instituto Estadual de Olhos funciona em anexo ao Hospital Eduardo Rabello e atende pacientes encaminhados por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER), beneficiando moradores de 66 municípios fluminenses.


Os procedimentos cirúrgicos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e as consultas ambulatoriais, de segunda a sábado, das 8h às 17h.


Segundo o diretor-geral, Ramiro Torres, a unidade tem capacidade para cerca de 80 atendimentos diários, entre consultas e retornos.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page