II Conferência de Comunicação será lançada na sexta (1/7)

A II Conferência de Comunicação de Niterói será lançada na próxima sexta-feira, dia 1º de julho, às 9h30m, no plenário da Câmara Municipal de Niterói. Será a primeira etapa de um processo que culmina em março de 2023. A solenidade será presencial com transmissão pela TV Câmara de Niterói. O cartunista Aroeira fará a palestra principal de abertura.

Divulgação

O tema central da Conferência é a 'Participação Popular e o desafio das políticas públicas de Comunicação', tendo como eixos de debates: 'Comunicação Popular', 'Direito Humano à Comunicação' e 'Desconcentração da Mídia'. Não é necessária inscrição para o dia da abertura.


A partir do lançamento terá início o período para criação de fóruns de debates, além da apresentação de propostas e teses para a formulação da 'Carta de Niterói', com diretrizes para políticas públicas de comunicação no município de Niterói. Entre julho de 2022 e fevereiro de 2023.


As propostas serão recebidas pela Comissão Organizadora do evento e podem ser enviadas pela internet (clique aqui). Todos podem encaminhar teses e propostas, que serão analisadas nos três grupos de trabalho (virtuais) que acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de março de 2023. Para participar é necessário se inscrever (clique aqui).


Além da Comissão Organizadora, qualquer pessoa ou entidade que organizar evento com o tema poderá ter o conteúdo do debate incluído na conferência, bastando apenas avisar a Comissão Organizadora (clique aqui). Ele passará a fazer parte da agenda da conferência, a ser divulgada no aplicativo e site.


A plenária final será presencial em 10 de março de 2023, em local a ser confirmado posteriormente.


Comissão Organizadora


É formada por Adilson Cabral (Emerge), Claudia de Abreu (ComunicAtivistas), Claudio Salles (Pop Goiaba), Daniela Araujo (Bem TV), Lúcia Bravo (TV Bandeijão), Mário Sousa (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro) e Thamirez Lopes (Favelize-se). Apoio da Prefeitura de Niterói e da Câmara de Vereadores de Niterói


A CONFECOM


A primeira Conferência Nacional de Comunicação – e suas etapas regionais - aconteceu em 2009, quando foram aprovadas mais de 500 propostas. Onze anos depois, os organizadores consideram importante resgatar, mobilizar e atualizar o debate e levando em conta a importância das políticas públicas de comunicação. Especialmente neste momento, em que muito se tem debatido os aspectos democráticos e o papel da Comunicação na sustentação da liberdade de expressão.


Grupos de Trabalho


GT1 - Comunicação popular


O objetivo é apresentar reflexões e ações sobre comunicação comunitária que se consolidaram como referências neste campo. E a partir daí pensar e propor políticas públicas para o campo da comunicação, com enfoque especial para mídia local e construção da cidadania.


GT2 - Direito à Comunicação


A importância da comunicação como direito humano em articulação com outros direitos, relacionados a diversos segmentos sociais organizados da sociedade, que compreendem a importância da comunicação em suas atuações. Serão discutidos os mecanismos de cogestão a serem aperfeiçoados ou mesmo implementados na cidade. Novas tecnologias, novos desafios?


GT3 – Desconcentração da mídia


Os desafios, oportunidades e perspectivas de atuação no âmbito local serão debatidos nesse eixo, a partir da caracterização de espaços já garantidos ou a serem conquistados. Serão tratadas questões sobre a viabilidade e a sustentabilidade dos meios, bem como sobre a visibilidade de Niterói como território para a atuação de iniciativas de Comunicação.

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif