top of page
banner natal 450 anos niteroi 728x90 TODAPALAVRA.jpg

Imagem de Santa Terezinha no Palácio Guanabara é restaurada

Em um espaço bem reservado, no meio da vegetação do Palácio Laranjeiras, um esforço notável de restauração está em andamento para devolver o esplendor à imagem de Santa Terezinha, que há séculos impera no altar da capela do Palácio Guanabara. Esta icônica estátua religiosa faz parte da herança cultural do Rio de Janeiro e está, até hoje, entrelaçada com a devoção da Sra. Carmela Leme Dutra, esposa do então presidente da República, Marechal Eurico Gaspar Dutra (1946/1950), que residia no palacete na década de 40.

Divulgação / Governo do Estado do Rio

A imagem de Santa Terezinha, com sua expressão serena e vestimentas detalhadas, tem sido o ponto focal da capela desde a sua construção. No entanto, o desgaste causado pela passagem do tempo e fatores ambientais deixaram sua marca na obra de arte. A restauração se tornou uma necessidade urgente para preservar a tradição e a devoção que ela inspira.


A tarefa de devolver à imagem a sua forma original foi confiada a uma equipe de dedicados servidores do estado, especializados em restauração de patrimônio histórico. O processo é minucioso e envolve a limpeza delicada da obra de arte, a descupinização, colocação de resina, retoque da pintura, recolocação de cristais do manto, bem como a renovação de detalhes originais, como a preservação das características faciais.


"Formamos uma equipe de oito profissionais, que trabalha, desde a conservação preventiva, até a restauração e a recuperação das peças, tanto do Palácio Guanabara, quanto do Palácio Laranjeiras. Para isso, tem muito estudo envolvido, inventariamos as peças para uma documentação museológica, e cada uma delas precisa de um estudo direcionado para saber a técnica adequada a ser utilizada, tudo para elas ficarem do jeito que estão, cada dia mais bonitas", contou Luiza de Andrade Figueira Rache, coordenadora de restauro e museóloga.


O projeto de restauração da imagem deve ficar concluído em cinco meses, e, uma vez restaurada, a representação da santa continuará a desempenhar seu papel inspirador e comovente na capela do Palácio Guanabara.

Divulgação / Governo do Estado do Rio

Mais restauração


Outros itens fazem parte desse acervo, e passam, nesse momento, pelas mãos cuidadosas da equipe especializada. Duas cadeiras, da coleção Eduardo Guinle, confeccionadas pela Maison Bettenfeld especificamente para o Palácio Laranjeiras, estão sendo restauradas com um tecido francês importado. Elas são ornamentadas com cisnes em bronze maciço, sendo inspiradas nas cadeiras da prefeitura de Paris.


Dois medalheiros, um destruído pelo tempo está aguardando reforma, o outro, completamente já restaurado, mostra mais uma vez o brilho e a beleza original da peça. Outras duas obras também estão praticamente prontas para serem devolvidas ao seu lugar de direito, são dois consoles, que compõem o imponente Salão Nobre, no Palácio Guanabara. Eles estão todos revestidos por 20 folhas de ouro, de 22 quilates.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner natal 450 anos niteroi 300x250 - TODAPALAVRA.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page