top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Imagens e alarmes em locais públicos auxiliam PMERJ

O Governo do Estado disponibilizou mais uma ferramenta tecnológica para reforçar a segurança pública. A partir de agora, imagens de câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas instalados em todo território estadual poderão se conectar diretamente com o Serviço de Atendimento Emergencial 190 da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Foto: Carlos Magno / Governo do Estado do Rio

Os interessados podem realizar seu cadastro no site da Polícia Militar, cedendo imagens e sistemas de alerta para colaborar com o monitoramento de locais de circulação de público - vias urbanas, praças, estações de transporte, shoppings, agências bancárias, entre outros.


O aviso de chamamento público, já publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, permite às instituições públicas e privadas a realização de um acordo de cooperação de cessão de câmeras de videomonitoramento e de alerta de sensores para o programa ‘PMERJ Digital’.


"Este é mais um importante passo do governo na estruturação de um robusto aparato tecnológico aplicado à área de segurança pública. Por isso, estamos investindo muito no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar", - afirma o governador Cláudio Castro.


Ao citar o CICC, o governador refere-se à aquisição de equipamentos e ao desenvolvimento de outras ferramentas tecnológicas já incorporadas pela PMERJ. Uma das principais aquisições foi o Security Command, sistema já instalado este ano no CICC para possibilitar a conexão de diferentes plataformas tecnológicas na área de segurança pública.


"A população só ganha com esse estreitamento da relação entre a sociedade civil e a Polícia Militar já que o programa vai aumentar a velocidade do acionamento das equipes e das ações dos nossos policiais, além de nos ajudar na redução dos trotes para o 190. Também vamos disponibilizar para os colaboradores uma arte gráfica para que eles possam informar sobre a integração com a PM", explica o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.


Dúvidas podem ser sanadas junto à Diretoria de Infraestruturas e Tecnologia, que fica na Rua Carmo Neto, s/n, Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ, sede do CICC, ou pelo e-mail dit@pmerj.rj.gov.br.


Ampliando a rede de monitoramento


Os operadores que ficam no CICC já acompanham em tempo real o patrulhamento em vias públicas, por meio das câmeras corporais portáteis, em operação em todos os batalhões de área e em parte de unidades de policiamento especializado da Polícia Militar.


Esse acervo de imagens será bastante ampliado com a cessão de imagens de instituições públicas e privadas cadastradas e também com a implantação, já anunciada pelo Governo do Estado, do Sistema de Videomonitoramento Urbano - um conjunto de câmeras equipadas com softwares de reconhecimento facial, leitura de placa de veículos e sensores de alarme, para auxiliar no patrulhamento na orla marítima, túneis e vias expressas da capital.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page