top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Impeachment de Witzel terá prosseguimento


ree
Relator do processo do impeachment, deputado Waldeck Carneiro (PT) afirma que houve improbidade (Reprodução)

O Tribunal Especial Misto formou maioria, nesta quinta-feira (5), para prosseguir com o impeachment de Wilson Witzel (PSC), governador afastado do Rio de Janeiro.

A maior parte do colegiado formado por dez membros — cinco desembargadores e cinco deputados — decidiu aceitar a denúncia contra Witzel por conta de casos de corrupção na pasta da Saúde, ocorridos durante o surto do novo coronavírus no estado.

Witzel já está afastado de suas funções pelo prazo de 180 dias. Com a decisão desta quinta, será iniciada a fase de tomada de depoimentos e coleta de provas. E o governador terá o seu salário descontado em um terço. Em outubro, ele recebeu R$ 14.621,33 - a remuneração líquida deve cair para R$ 9,7 mil.

A decisão deverá ser publicada em até 10 dias e Wilson Witzel terá mais 20 dias para se defender. Em seguida, o presidente do TJ do Rio, desembargador Claudio de Mello Tavares, convocará sessões para ouvir testemunhas e, ao fim, acusação e defesa terão mais dez dias para apresentar suas alegações finais e, então, o julgamento final será marcado. A previsão é a de que o julgamento seja encerrado só em janeiro.

"Conduta improba"

Relator do processo, o deputado Waldeck Carneiro (PT) fez uma explanação sobre seu relatório de mais de 100 páginas da admissibilidade da denúncia, por crime de responsabilidade. O deputado destacou que "nos termos da denúncia, a conduta do governador foi considerada improba”.

O parecer de Waldeck foi acompanhado pelo desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho: "Não há como negar a plausibilidade da acusação”, disse.

O desembargador Fernando Foch destacou que “há indícios seríssimos de materialidade, tanto que a defesa não se preocupa em afastá-los, mas sim afastar os indícios de autoria” - argumentou.

Já o deputado Alexandre Freitas (Novo) sugeriu que a denúncia seja acolhida apenas parcialmente. Para ele, deve ser rejeitada a parte que se refere à suposta participação de Witzel na contratação da OS Iabas para gestão dos hospitais de campanha. “A denúncia deve ser rejeitada quanto a essa imputação. Não verifico a presença de indícios de crime de responsabilidade”, afirmou.

A composição do Tribunal Especial Misto:

Presidente: Claudio de Mello Tavares

Desembargadores:

Fernando Foch

Inês Chaves de Melo

José Carlos Maldonado de Carvalho

Maria Bandeira de Mello

Teresa Castro Neves

Deputados:

Alexandre Freitas (Novo)

Carlos Macedo (Republicanos)

Chico Machado (PSD)

Dani Monteiro (PSOL)

Waldeck Carneiro (PT)

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page