Incêndio atinge prédio da reitoria da UFRJ, no Fundão


(Foto: Associação de Docentes da UFRJ)

Um incêndio atingiu o segundo andar do prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, na manhã desta terça-feira (20). O fogo, que teria sido originado em um aparelho de ar-condicionado, foi logo controlado e não houve feridos no local, segundo a reitoria e o Corpo de Bombeiros.

Em nota, a UFRJ afirma que "abrirá imediata sindicância para apurar o incidente e um projeto básico para prevenção e combate a incêndios, elaborado pelo Escritório Técnico da Universidade (ETU), aguarda orçamento do governo federal para aplicação".

Em rede social, o professor e astrônomo do Observatório do Valongo da UFRJ, Thiago Gonçalves, disse que no local onde aconteceu o incêndio havia documentos do século XIX, e lamentou que a universidade sofreu um corte de R$ 70 milhões no orçamento para o ano letivo de 2021.

"Tivemos um incêndio na @ufrj hoje de manhã. Essa é a infraestrutura que temos para secar documentos do século XIX que estavam no prédio. Lembrando que o orçamento da universidade sofreu corte estimado de mais de R$ 70 milhões de reais para 2021", escreveu Gonçalves.

De acordo com a Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj), o fogo estava localizado na Procuradoria da universidade, próximo ao Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Segundo a associação, o acervo de pesquisa, com muitos arquivos históricos, está sendo resgatado sem danos.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg