top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Indicação por Marco Rubio desmoraliza Prêmio Nobel da Paz


(Foto: José Cruz/Agência Brasil)
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Vencedora do Nobel da Paz, a líder da oposição venezuelana María Corina Machado foi indicada ao prêmio por Marco Rubio, atual secretário de Estado dos Estados Unidos, que posicionou uma esquadra armada no sul do mar do Caribe em ameaça a Venezuela, com a justificativa de "combater o narcotráfico". A escolha da ex-deputada de extrema direita, anunciada nesta sexta-feira (10), foi saudada pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo, escancarando o caráter político da premiação - o que foi reconhecido pela própria Casa Branca -, que pode justificar o ataque dos EUA contra a Venezuela.


A justificativa do prêmio ressalta essa marca política ao destacar o "trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”. O presidente dos EUA, Donald Trump, esperava receber o prêmio, e o porta-voz da Casa Branca, Stevem Cheung, disse que a escolha colocou "a política acima da paz".


E não é a primeira vez que o Comitê do Nobel premia alguém não comprometido com a paz. Em 2009, o ex-presidente estadunidense Barack Obama foi laureado, e se tornou o primeiro Nobel da Paz a estar em guerra durante todos os dias de seu governo (janeiro de 2009 a janeiro de 2017) - no Iraque e no Afeganistão.


María Corina tem usado as redes sociais para demonstrar apoio aos ataques feitos pelos EUA contra embarcações em águas internacionais próximas ao país caribenho. Ela também aparece na emissora estadunidense Fox News para dizer que está escondida e reforçar a importância de a Casa Branca “aumentar a pressão” contra o governo de Nicolás Maduro.


Sobre a premiação, ela escreveu nas redes sociais: “Dedico este prêmio ao povo sofrido da Venezuela e ao Presidente Trump por seu apoio decisivo à nossa causa!”

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page