Índios improvisam ações de saúde e evitam mortes por coronavírus

Em março, quando as primeiras notícias sobre a pandemia no Brasil chegaram à aldeia Kuikuro, no Mato Grosso, o presidente da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu, Yanama Kuikuro, e o cacique Afukaká ficaram preocupados. Os índios, então, se organizaram para enfrentar a doença, antes de qualquer caso detectado na aldeia.


Índios Kuikuro, Parque do Xingu. Rafael Govari / ISA

Com dinheiro obtido através de uma campanha de doações pelo Facebook, eles improvisaram um hospital, contrataram uma médica, um enfermeiro e três auxiliares de enfermagem. Também transformaram uma oca em unidade de isolamento. As ações antecipadas e a capacidade de organização não impediram que a Covid-19 chegasse na aldeia, onde não há respiradores, tomógrafos ou ambulâncias, mas evitaram um impacto maior.


Na tribo, que tem cerca de 400 indígenas, estima-se que, pelo menos, metade tenha sido contaminada. Porém, não houve mortes. Foram 57 confirmações da doença e dezenas de casos com sintomas, mas a maioria não teve acesso à testagem.


​A médica de saúde da família Giulia Parise Balbão, contratada pelos índios, chegou pela primeira vez ao Xingu no final de julho. A médica trocou o emprego de um ano no Hospital Sírio e Libanês para trabalhar na aldeia, onde atende à comunidade a qualquer hora. O cacique Afukaká Kuikuro, segundo ela, pegou a Covid-19, assim como uma anciã de 90 anos, mas não tiveram complicações graves.


 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle