Inep vai reaplicar Enem para alunos do Salgueiro


Foto: Divulgação/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou no domingo (28/11) que fará a reaplicação da 1ª prova do Enem aos candidatos que moram no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, e não conseguiram realizar o exame devido a uma operarção da Polícia Militar na comunidade, no último domingo (21/11).


Um levantamento feito pelos moradores apontou que cerca de 500 candidatos foram prejudicados por conta da operação da Polícia Militar, que deixou nove mortos. Por conta dos confrontos entre criminosos e policiais militares, a circulação de ônibus foi interrompida. Além disso, por conta da insegurança e para preservar a própria vida, muitos optaram por não se arriscar saindo de casa.


A iniciativa para a reaplicação da prova foi do jovem João Pires, de 23 anos, ex-candidato a vereador de São Gonçalo e estudante de economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Através das redes sociais, João mobilizou um abaixo-assinado que reuniu cerca de 12 mil assinaturas e ganhou apoio de vários políticos, como a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP).


"É muita emoção! Lutamos muito para garantir que esses jovens não tenham seu futuro destruído pela violência urbana e o fracasso da política de segurança pública do Rio de Janeiro", comemorou o jovem nas redes sociais.


Segundo o Inep, o pedido para reaplicação da prova deve ser feito individualmente entre amanhã (29/11) e sexta-feira (3/12), pela página do participante do Inep. O procedimento é o mesmo feito por participantes que não puderam fazer a prova por estarem com covid. Veja aqui como fazer. A reaplicação vai ocorrer em 9 e 16 de janeiro de 2022.

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif