top of page

Inscrições abertas para o Fórum de Transformação Digital do município

Estão abertas as inscrições para instituições do setor produtivo, da sociedade civil e da comunidade científica que desejem fazer parte do Fórum de Transformação Digital de Niterói. Instância consultiva da Estratégia de Governo Digital do município, o Fórum tem como objetivo ser um espaço de debate para o aprimoramento das iniciativas de transformação digital, serviços digitais, sistemas e processos de Niterói. A manifestação de interesse em participar do Fórum deve ser realizada no site.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

"O Fórum será um importante espaço para promover a colaboração e a disseminação de boas práticas em temas como tecnologia e transformação digital de serviços e processos. É também um ambiente que promove e fomenta a participação de atores externos, como representantes da sociedade, dos setores empresarial e acadêmico na governança da Estratégia de Governo Digital de Niterói (EGD). Além de ser um ambiente inovador de cocriação para aprimorar as políticas públicas e serviços digitais, será possível apresentarmos os indicadores e a evolução da nossa EGD”, destacou Marcelo Zander, subsecretário de Modernização da Gestão, vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), pasta responsável pela coordenação da EGD.


A gestora de Governança e Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da SEPLAG, Camila Moreira, acrescenta que as ações da EGD já estão sendo executadas e estão com alta adesão por parte dos órgãos, o que é um reflexo do engajamento dos servidores e lideranças. Desta forma, os encontros do Fórum, que serão periódicos devido à velocidade das mudanças de processos relacionados ao tema, serão importantes para debater essas iniciativas e boas práticas de transformação digital. A formação do Fórum será lançada em evento que vai acontecer em breve.


“Niterói mais uma vez está sendo pioneira e inovadora na construção de uma governança mais aberta, colaborativa e transparente de sua Estratégia Digital. Para continuar avançando, a Prefeitura busca apoio de instituições com relevante atuação no tema da transformação digital de serviços, participação cidadã, inclusão digital, inovação, dados abertos e seguros, entre outros que poderão ser desenvolvidos no âmbito do Fórum. Buscaremos em boas práticas e trocas de experiências inspirações para aprimorar o que tem sido produzido. Entre as ações, já estamos realizando um amplo diagnóstico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), produzindo a política municipal e definindo marcos normativos”, ressaltou Camila Moreira.


Estratégia de Governo Digital


A EGD tem a visão de tornar Niterói uma cidade mais conectada, integrada e eficiente, além de oferecer políticas inclusivas e serviços de qualidade, acessíveis e centrados nas pessoas. A EGD elencou 5 princípios, 10 objetivos e 43 resultados-chave que devem ser entregues à população pelos órgãos da Prefeitura até 2033.


Entre eles, a implantação de salas de situação para monitoramento da saúde; a criação de um repositório centralizado para armazenamento e cruzamento de dados do tipo “Data Lake”; a adoção de tecnologias assistivas nos canais da população; iniciativas de letramento digital focadas em grupos em situação de vulnerabilidade; além da centralização de contratações de tecnologia que devem economizar mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Σχόλια


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page