Edital de Ativos Culturais em Niterói tem 900 inscritos

O edital de Ativos Culturais chegou a 100% das regiões de Niterói, com um total de 900 inscrições, encerradas na última segunda-feira (16/8). Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, é um marco para a representatividade das expressões artísticas dos territórios. A chamada pública alcançou todas as regiões da cidade, cumprindo seu objetivo de ampliar e democratizar o acesso à Cultura. Serão destinados R$ 495 mil para 330 produtos culturais, que serão selecionados nas próximas semanas por uma banca especializada.

Leonardo Giordano / Foto: Leo Zulluh, Prefeitura de Niterói

Descentralizar o acesso às políticas públicas culturais é uma das prioridades da atual gestão, segundo o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano.


“A gente entende que Cultura é um direito de todos e todas”, explica. “Por isso, elaboramos o edital simplificado, realizamos inúmeros atendimentos de apoio, fomos aos bairros, levamos informação e, hoje, o resultado desse empenho foram 900 inscritos de ponta a ponta da cidade. Do morro do Estado à Região Oceânica.”


A chamada pública contou ainda com inscrições totalmente digitais.


“Neste momento de pandemia, foi fundamental facilitar a inscrição via site e aplicativo. Além de respeitar os protocolos, essa é uma iniciativa que torna o processo mais transparente e auditável”, destacou Giordano.


A chamada incluiu políticas afirmativas, e totalizou 329 proponente mulheres; 192 proponentes negros (as); 16 projetos voltados para as vagas de pessoas trans; e, pela primeira vez na história dos editais da cidade, previu vagas destinadas a pessoas com deficiência, para as quais há 11 projetos inscritos.


Para auxiliar o público durante o prazo de 45 dias para as inscrições, foram realizados 870 atendimentos individualizados, além de 11 oficinas online, com cerca de 170 participantes.


“Também fizemos encontros da Secretaria Itinerante nos bairros, com coletivos, artistas e movimentos sociais, para auxiliar com informações e esclarecimentos sobre o edital. Estudantes, integrantes do movimento LGBTI+, muitos segmentos estiveram presentes nas reuniões, no máximo esforço de tornar o edital acessível a todos e todas”, explicou Giordano.


Para acompanhar, basta acessar o site.


Fonte: Secretaria Municipal das Culturas de Niterói

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg