top of page

Instituições russas realizam uma série de eventos no Brasil


Durante a viagem de negócios, que ocorreu de 21 de novembro a 3 de dezembro de 2023, especialistas da delegação do Centro "Diplomacia do Conhecimento" da RGGU e da ANO "Civilização Inteligente" visitaram o Rio de Janeiro e São Paulo. Nessas cidades, eles realizaram seminários, palestras, conversaram com representantes de organizações sem fins lucrativos e analisaram questões atuais do terceiro setor (sem fins lucrativos) nas plataformas de universidades e ONGs.


Em 23 de novembro, a delegação realizou um seminário no Rio de Janeiro. Os participantes discutiram as peculiaridades e as principais áreas de trabalho das organizações sem fins lucrativos russas e brasileiras. Foi dada atenção especial à discussão de uma imagem conjunta do futuro, a formação de valores comuns no contexto da interação intercivilizacional.


"A ideia do nosso projeto é envolver a energia apaixonada e jovem da sociedade civil na Rússia e em outros países para a implementação de projetos de cooperação internacional", disse durante o seminário Kirill Kostin, diretor do Centro "Diplomacia do Conhecimento" da RGGU, chefe do escritório de projetos da ANO "Civilização Inteligente".


O dia seguinte da viagem de trabalho ao Rio de Janeiro foi marcado por duas reuniões de trabalho. A delegação da RGGU se reuniu com Alfredo Graça Lima, Vice-Presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Durante o evento, Roman Lunkin, Doutor em Ciência Política, Professor, Diretor Adjunto do Instituto da Europa da Academia Russa de Ciências, falou sobre o papel da abordagem da civilização no contexto da interação internacional.


Os colegas brasileiros e russos trocaram suas experiências: falaram sobre as especificidades das atividades das organizações, projetos implementados, principais produtos, bem como delinearam as principais áreas de cooperação.


Em 24 de novembro, os delegados da Universidade Estatal Russa para as Humanidades realizaram uma reunião de trabalho com Marta Fernández, Diretora do BRICS Policy Center. Os especialistas discutiram o potencial do BRICS como um polo da política e da economia mundiais e identificaram linhas de cooperação futura entre as organizações.

"Vemos o BRICS Policy Center como uma plataforma de diálogo entre diferentes atores - autoridades, comunidade acadêmica, organizações sem fins lucrativos e movimentos sociais. A partir dos países do grupo BRICS, refletimos sobre questões relevantes para o Sul global como um todo", disse Marta Fernández.


A delegação da RGGU realizou reuniões com representantes de organizações sem fins lucrativos em São Paulo. Palestras abertas para jovens ativos tornaram-se um marco: em 29 de novembro, Anton Vorontsov, Anton Vorontsov, diretor de mídia e meios de comunicação de massa da ANO "Civilização Inteligente", deu uma palestra sobre o espaço e o papel das ONGs em seu estudo e exploração.


Em 1º de dezembro, na União Nacional dos Estudantes do Brasil (UNE), Varvara Kuznetsova, pesquisadora do Instituto da América Latina da Academia Russa de Ciências, e Roman Lunkin realizaram uma aula magna para discutir as especificidades das imagens da Rússia e do Brasil aos olhos da juventude brasileira.


Durante as palestras, especialistas universitários e especialistas da ANO "Civilização Inteligente" analisaram as principais ideias por trás do programa de mestrado em rede "ONGs e Atividades de ONGs" em Relações Internacionais e Políticas Públicas e Ciências Sociais. O programa de mestrado será lançado em 2024 com base na RGGU.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA


Kommentare


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page