Insumos para produção de vacinas chegam neste sábado


(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (4) que os insumos, matéria-prima essencial para a Fiocruz produzir o imunizante de Oxford, chegarão neste sábado ao Brasil vindos da China. O desembarque deverá ocorrer às 17h50 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, O primeiro lote do composto será suficiente para a fabricação de 7,5 milhões de doses.

Inicialmente, a previsão de chegada dos insumos era dezembro. O atraso na importação dos ingredientes fez com que a Fiocruz adiasse a entrega de doses da vacina de fevereiro para março. No mês passado, a China autorizou a saída de lote de insumos para a produção da CoronaVac, que será fabricada pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Após esse primeiro lote, outras 13 remessas de insumos vindos da China estão previstos por contrato. Segundo especialistas, a China pode ter dificultado a liberação dos ingredientes devido às críticas que autoridades brasileiras fizeram ao país asiático.

O Brasil investiu US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) em um contrato, assinado em agosto do ano passado, com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, que prevê a entrega de 100 milhões de doses do exterior e ainda a transferência de tecnologia para a produção de outras 100 milhões de doses da vacina de Oxford no complexo industrial e tecnológico do Bio-Manguinhos/Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Os dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que estão sendo aplicadas na população foram adquiridas em laboratório da Índia.

O imunizante já obteve autorização para uso emergencial da Anvisa, mas falta ainda o registro definitivo, que foi pedido em 29 de janeiro e, após aprovação, possibilitará a produção em larga escala.

A previsão da Fiocruz é de produção de 100 milhões de doses até o fim de julho.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle