top of page

'Interculturalidades' celebra cultura brasileira com shows gratuitos

Convidando o público a brincar de inventar e reinventar o Brasil – um país de muitos, através das artes – o Festival Interculturalidades: Inventação inaugura, no dia 20 de setembro, sua 13ª edição. Historicamente realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Centro de Artes UFF, o evento deste ano compõe a agenda conjunta prevista entre a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a universidade, após ser firmado acordo de cooperação técnica entre as instituições. A parceria, de caráter científico, artístico e cultural, tem como objetivo fortalecer o vínculo das políticas culturais com os territórios e a cidade, movimentando a cena artística de Niterói.

Tom Zé / Divulgação

O Interculturalidades de 2023 prevê múltiplas expressões culturais como shows, apresentações teatrais, conferências, cursos e desfiles, para exaltar a diversidade e o encontro de diferentes matrizes da cultura. Entre os destaques da programação estão os músicos Tom Zé, Rico Dalasam, N.I.N.A, Cátia de França, Juçara Marçal, Mestrinho e Hamilton de Holanda, Ronaldo do Bandolim, Nei Lopes, Amir Haddad e outros.


Um dos destaques é o piauiense Antônio Bispo dos Santos, mais conhecido como Nêgo Bispo, uma das principais vozes do pensamento das comunidades tradicionais do Brasil da atualidade.


A moda periférica, que assume o protagonismo nacional e internacional como um referencial estético contemporâneo, também estará em evidência na programação com a participação de Jeanderson Martins (Abacaxi) e Abrilhante.


O presidente da Fundação de Arte de Niterói, Fernando Brandão, destaca a relação do projeto com a cidade, uma vez que as atividades envolvem o Centro de Artes UFF, a Sala Nelson Pereira dos Santos , o Museu Janete Costa e a ocupação de espaços urbanos.


“É muito importante para nós da FAN valorizar o reconhecimento desse saber tradicional e promover uma troca entre artistas de renome e tradicionais com os músicos e a comunidade local. A Prefeitura reconhece a importância de ocuparmos os equipamentos culturais, mas também os territórios, praças e ruas. Então, estaremos não só em frente à UFF, como também nas ruas em frente ao Solar do Jambeiro e do Museu Janete Costa de Arte Popular. Esse é o resultado da integração dessas duas potências que são o Centro de Artes UFF e a Fundação de Arte de Niterói”.


Para o superintendente do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, essa edição do evento reafirma a pluralidade de olhares num cenário muito especial de reconstrução de horizontes do Brasil.


“É um momento de plena afirmação da cultura, da diversidade e da diferença. E foi a partir dessa tônica que a programação foi construída, apontando para a confluência das artes, dos saberes da vida e das vozes dos vários cantos do país. É isso que queremos celebrar”, diz Leonardo Guelman.


O “Festival Interculturalidades: Inventação” acontece do dia 20 de setembro ao dia 01 de outubro, com atrações inteiramente gratuitas.


Programação completa:


20/9 – Quarta-feira


Galeria de Arte UFF

17h – Abertura da Exposição “A Ponte”

Artistas: JAMEX, Telma Gadelha e Thiago Almeida.


Espaço de Fotografia da UFF

17h – Abertura da Exposição “Afetividades e olhares”

Artistas: Aziza Xavier (Minas Gerais), Marcela Bonfim (Rondônia), Raquel Bacelar (Bahia), Cristal Luz (Alagoas), Raquel Gandra (Rio de Janeiro), Daniela Paoliello (Minas Gerais), Ilana Bar (São Paulo), Ana Mendes (Amazonas/São Paulo), Marília Oliveira (Ceará), Isabella Lanave (Curitiba), Ingrid Barros (Maranhão), Dayse Euzébio (Paraíba).


Espaço Aberto UFF

17h – Abertura da Exposição “No Princípio Era o Barro”

Artistas: ADV – Alberto Vianna, Andréa Sartori, Anélia Demetri, Angela Mello, Bia Araújo, Cláudia Coirolo, Cláudia Ferreira, Cris Coutinho, Cristina Silveira, Evelyn Noël, Fátima Bevilacqua, Francisco Saracchini, Heloiza Helena, Jane Marcy, Jéssica Morais, Keiko Mayama, Kel Velzi, Lubar, Ludwig Moldan, Marina Sepulvida, Paula Marins Riveiro, Ronildo Alves, Sid Kaneko, Sonia Maria, Stella Máris Marques, Suen, Tânia Mara Aguiar, Vívian Siqueira


Jardins da Reitoria da UFF

18h – Abertura Institucional

18h30 – Vídeo Mapping na fachada da Reitoria

19h – Show Hamilton de Holanda + Mestrinho

Abertura: Ronaldo do Bandolim


21/9 – Quinta-feira


Teatro da UFF

17h – Conferência “Semear Palavras” – Nêgo Bispo

Confluências, contracolonialismo, cidades e cosmofobia

20h – Show Casuarina canta Jackson do Pandeiro

Abertura: Mulheres na Roda de Samba de Niterói


22/9 – Sexta-feira


Teatro da UFF

20h – Espetáculo “Pedra doce – Poética de Cora Coralina” Companhia de Ballet de Niterói


23/9 – Sábado


Cine Arte UFF

16h – Cine Orquestra: O Circo – Chaplin com Soundpainting Rio


Museu Janete Costa e Solar do Jambeiro

18h – Abertura Exposição “A Ponte”

Artistas: JAMEX, Telma Gadelha, Thiago Almeida e Acervo Janete Costa.


24/9 – Domingo


Cine Arte UFF

10h30 – Concerto OSN Popular – Entre Mestres

Músicas de Hermeto Paschoal, Tibor Fittel, Noel Rosa e Luiz Gonzaga part. Batuquebato, Tibor Fittel, Carlos Malta e Camila Marlière.


Teatro UFF

19h – Espetáculo Kabaret KarióKa – Teatro do Anônimo.


25/9 – Segunda-feira


Teatro da UFF

10h – Minicurso – Oficina de Percussão com Batuquebato.


Teatro da UFF

20h – Show JOCA

Abertura: Yannick Hara e a Terra em Transe.


26/9 – Terça-feira


Teatro da UFF

20h – Show Tom Zé – Língua Brasileira.

Abertura: Roseira D’água – Jardins na reitoria.


27/9 – Quarta-feira


Cine Arte UFF

17h – Mesa – Moda, performance e música: Afirmação de um modo de existir com Lua Brainer – Ballroom, Leo Justi – Heavy Baile e Taísa Machado – Afrofunk.


Galeria de Arte UFF

19h – Desfile-performance com Abacaxi (Pina Modas) e Brilhante. part. Dj Ellen Kelen.


Teatro da UFF

20h – Show Rico Dalasam – Escuro Brilhante.

Abertura: BiaB


28/9 – Quinta-feira


Teatro da UFF

20h – Show Nei Lopes – Academia das Letras.


29/9 – Sexta-feira


Cine Arte UFF

10h – Mini-curso – Oficina de Teatro com Amir Haddad.


Teatro da UFF

20h – Show Padê (Juçara Marçal + Kiko Dinucci).


Abertura: Nêgamanda


30/9 – Sábado


Sala Nelson Pereira do Santos

20h – Show N.I.N.A


1/10 – Domingo


Sala Nelson Pereira do Santos


10h – Sinfônica Ambulante – Mestre de Cerimônia: Dj DUHPOVO

16h30 – Show Cátia de França

18h – Amigos do Palácio – Grupo de Pagode


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Chamada Sons da Rússia5.jpg
TODA PALAVRA 300 x 250 px.jpg
TODA PALAVRA 780 x 90px.jpg
bottom of page