Ipec: Lula mantém vantagem sobre Bolsonaro: 50% a 43%

O Ipec divulgou no final da tarde desta segunda-feira, 24, uma nova pesquisa eleitoral que confirma a vantagem do ex-presidente Lula (PT) sobre o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) na eleição em segundo turno do próximo domingo, 30, para presidente da República. O petista obteve 50% das intenções de voto, contra 43% do atual presidente. O levantamento repete os números da última pesquisa do instituto, divulgada no dia 17.
Brancos e nulos somaram 5% e 2% não souberam ou não responderam. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. O Ipec ouviu 3.008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e segunda-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06043/2022.
Lula amplia
Em outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 24, o segundo levantamento realizado pelo instituto Atlas mostra um ligeiro aumento na distância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula aparece com 52% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registra 46,2%. Brancos e nulos são 1,8%. Apesar de as oscilações dos candidatos com relação à pesquisa anterior ocorrerem dentro da margem de erro de 1 ponto percentual, a vantagem do petista sobre o adversário cresceu de 4,6 para 5,8 pontos percentuais. Nos votos válidos, Lula tem 53%, enquanto Bolsonaro registra 47%.