top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Irã lança ataques com drones kamikaze contra Israel


O Irã lançou neste sábado (13) uma série de ataques com drones kamikaze contra Israel. O ataque foi confirmado pela TV estatal iranianana e pelas Forças de Defesa de Israel (FDI). Ação é a primeira agressão direta do Irã após Tel Aviv bombardear embaixada iraniana na Síria no dia 1º de abril.


O lançamento dos drones ocorre em meio às promessas de Teerã de responder ao recente ataque aéreo israelense contra o consulado iraniano em Damasco, que matou vários oficiais do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês), incluindo dois generais, no dia 1º de abril.


Forças de Defesa de Israel confirmaram que Irã lançou ataque com drones ao país hebreu.


"O Irã lançou UAVs [drones] de dentro de seu território em direção a Israel há pouco tempo. As FDI estão em alerta máximo e monitorando constantemente a situação operacional”, disse a força, acrescentando que estava monitorando todos os alvos.


O conjunto de defesa aérea das IDF, segundo comunicado, foi colocado em alerta máximo. Segundo a pasta, "jatos de combate da Força Aérea de Israel e navios de guerra israelenses foram enviados em uma missão de defesa no espaço aéreo e nas águas israelenses".


Mais cedo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está pronto para um ataque iraniano direto, tanto defensivamente quanto ofensivamente.


"Nossos sistemas de defesa estão implantados, estamos preparados para qualquer cenário, tanto na defesa quanto no ataque. Vamos defender-nos de qualquer ameaça e faremos com calma e determinação", disse Netanyahu em uma mensagem de vídeo.


No início deste sábado, o canal Al Jazeera, citando uma autoridade americana não identificada, informou que Washington considerava provável um ataque iraniano a Israel na manhã de domingo (14).


Neste sábado, Israel se colocou em alerta máximo por temor do ataque. O governo israelense anunciou o fechamento do espaço aéreo do país e o aeroporto de Ben-Gurion.


O governo israelense colocou em alerta a sua Força Aérea e acionou aviões de guerra na previsão de um possível ataque ao Irã.


"Os sistemas de defesa e ataque da Força Aérea de Israel estão em alerta, e os docentes de aviões estão nos céus, preparados e listados", disse o contralmirante Hagari na rua de imprensa.


Entenda

Aviões israelenses destruíram o consulado iraniano em Damasco num ataque com mísseis em 1º de abril, matando 16 pessoas, incluindo dois comandantes seniores e cinco soldados iranianos.


Entre os mortos estava o general Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior das Forças Al Quds, o ramo de elite do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.


O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Hosseini Khamenei, prometeu que “os sionistas” lamentariam o ataque, mas não revelou o momento ou os métodos que utilizaria para retaliar.


Vários meios de comunicação alertaram recentemente sobre uma resposta iminente de Teerã.


Com as agências Sputnik e RT

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page