top of page

Irritado com BC, Lula cita Campos Neto com novo aposto


(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Quem esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dias afirma que o tom em relação ao Banco Central e à Faria Lima continua o mesmo, o que não é um bom sinal, considerando que nesta semana tem reunião do Comitê de Política Monetária e a expectativa geral é de que não haja mudanças na taxa de juros - nesta segunda-feira (20), o vice-presidente Geraldo Alckmin também criticou a taxa básica afirmando que "nada justifica 8% de juros reais acima da inflação"..


No começo de fevereiro as divergências entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estavam bem exaltadas. Foi ventilado que Lula não sentia cooperação por parte de Campos com a pasta da Fazenda, e o chefe do Executivo chegou a falar em "traição".


Durante entrevista a um canal na época, Lula se referiu ao chefe do BC como "aquele cidadão": "Quero saber do que serviu a independência do Banco Central. Eu vou esperar esse cidadão [Campos Neto] terminar o mandato dele para fazermos uma avaliação do que significou o Banco Central independente", disse Lula.


Agora, o mandatário não estaria mais chamando Campos de "aquele cidadão", mas segundo a coluna de Malu Gaspar em O Globo, teria mudado para "aquele rapaz".


É usando esse termo que Lula teria falado sobre ele no jantar com o presidente da Câmara, Arthur Lira, há dez dias, relata a mídia.


O jornal ainda afirma que quem estava lá e presenciou a conversa entre Lula e Lira, em uma mesa cheia de ministros, constatou que o presidente continua bastante incomodado com a gestão do BC. E não só com Campos Neto, mas também com a Faria Lima, a famosa rua do mercado financeiro de São Paulo e dos homens mais ricos do Brasil.


Lula não teria processado bem a resistência do mercado a suas declarações sobre política econômica e juros. Acha que merecia mais crédito daqueles que, em suas palavras, nunca ganharam tanto dinheiro quanto nos seus dois primeiros governos.

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page