top of page

Irã se diz 'plenamente preparado' para possível retomada da guerra

  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Imagem ilustrativa (Foto: Forças Armadas do Irã)
Imagem ilustrativa (Foto: Forças Armadas do Irã)

A República Islâmica do Irã confirmou sua plena prontidão militar para o caso de uma possível retomada do conflito com os Estados Unidos e Israel, e alertou que qualquer nova rodada de combates se tornará “um inferno” para os agressores.


Durante as últimas horas da trégua temporária, as autoridades iranianas indicaram que Teerã está preparando “novas surpresas” militares, enquanto as ameaças de Washington aumentam e a incerteza persiste quanto à continuidade do cessar-fogo.


Segundo a mídia iraniana, a declaração de bloqueio naval pelos Estados Unidos, juntamente com exigências consideradas excessivas, dificulta a possibilidade de novas negociações e fortalece a prontidão defensiva do Irã.


De acordo com informações disponíveis, o Irã considerou uma retomada da guerra uma “possibilidade altamente provável” nas últimas duas semanas. Essa avaliação motivou certos movimentos militares e a elaboração de uma nova lista de objetivos para tal fim.


Nesse contexto, a televisão estatal iraniana negou as notícias de que uma delegação teria sido enviada ao Paquistão para negociações, afirmando que nenhuma missão diplomática foi confirmada, nem foram marcadas datas para encontros com Washington.


Anteriormente, o major-general Ali Abdollahi Aliabadi, chefe do Quartel-General Central em Khatam al-Anbiya (o quartel-general operacional das Forças Armadas Iranianas), emitiu um forte alerta aos Estados Unidos de que não negociariam sob coação.


“A heroica nação do Irã orgulha-se hoje da autoridade, do preparo e das abrangentes capacidades estratégicas da Guarda Revolucionária Islâmica e de outras forças que defendem a pátria”, declarou o general.


Ele acrescentou que essas forças “levaram o inimigo sionista e os EUA terroristas ao desespero e à exaustão com ataques letais e devastadores de mísseis e drones, forçando-os a solicitar desesperadamente um cessar-fogo”.


O cessar-fogo temporário entre o Irã, os Estados Unidos e Israel, acordado por um período de duas semanas, expira oficialmente na noite de 22 de abril de 2026, sem indícios claros de prorrogação.


Esses alertas surgem em meio a um clima de crescente tensão regional, marcado por ameaças dos EUA, divergências sobre as condições para o diálogo e acusações iranianas de violações da cessação das hostilidades, aumentando o risco de uma nova escalada militar no Oriente Médio.


Da Telesur

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page