Isabel e Henrique estão na final, mas sem chance de medalha
Os ventos inconstantes na raia de Marselha, nesta terça-feira (6/8), beneficiaram a dupla Henrique Haddad e Isabel Swan, da Classe 470 mista, que se classificou em décimo lugar para a Medal Race, a grande final, marcada para esta quarta-feira (7/8). Henrique e Isabel venceram a oitava regata, mas não chegaram a disputar as outras duas previstas, que acabaram canceladas por falta de vento.
Eles completaram a sétima prova na 13ª posição. Com a vitória na oitava, subiram para a 10º no placar geral, com 64 pontos perdidos. E com o cancelamento das demais regatas, garantiram o último lugar no 'Top 10'. Mas não há mais chance de pódio ou medalha para os brasileiros, já que na Medal Race a pontuação dobra e matematicamente eles não terão pontos suficientes para desbancar os primeiros colocados na classificação geral.
Para se ter ideia, a dupla japonesa, terceira colocada no placar geral, tem agora 35 pontos perdidos e poderá chegar a 55.
Nacra 17 e Fórmula Kite
A falta de vento também atrapalhou a realização das regatas de outras classes, que tiveram provas canceladas. A situação de João Siemsen e Marina Arent, na Classe Nacra 17, é parecida: vão competir na Medal Race sem chances de medalha. Nas três últimas regatas disputadas, a dupla marcou 8º, 13º e 14º lugares, respectivamente, e somou 109 pontos perdidos no total, conquistando a décima colocação. Para efeito de comparação, os terceiros colocados na Nacra 17 têm 47 pontos e podem chegar à 67.
Na Fórmula Kite, Bruno Lobo se manteve igualmente entre os dez primeiros colocados que vão à final de amanhã (quarta, 7/8), mas está em quinto lugar no 'Top 10', ainda com alguma possibilidade de subir ao pódio.
Ele fechou a primeira regata desta terça (6/8) em 10º lugar, 39 segundos atrás do esloveno Toni Vodisek, que terminou a prova em 9 minutos e 30 segundos. Na sétima regata da série e segunda do dia, Bruno subiu para quinto, ficando 25 segundos atrás do primeiro, o italiano Riccardo Pianosi, que concluiu a prova em 9 minutos e 27 segundos.
A disputa da Medal Race nesta quarta (7/8) vai ficar a cargo dos caprichos de Éolo, o deus grego dos ventos. A depender das condições do tempo, os organizadores consideram a possibilidade de adiar a prova.
Comments