top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Israel bombardeia porto de Hodeida no Iêmen (Vídeo)


Israel bombardeou neste sábado (20) as instalações petrolíferas da cidade portuária de Hodeida, no Iêmen, informou o movimento Ansar Allah, também conhecido como Houthi.


Três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas, disse uma fonte do Ministério da Saúde do Iêmen à Sputnik.


O porta-voz do movimento, Mohammad Abdessalam confirmou que os ataques aéreos israelenses atingiram instalações petrolíferas e uma usina de energia no porto, causando incêndios.


"Afirmamos que esta agressão brutal só aumentará a determinação, a firmeza e a resiliência do povo iemenita e das suas valentes Forças Armadas. Vai também reforçar o nosso apoio contínuo e crescente a Gaza."


Confirmado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), este foi o primeiro ataque isralense contra o Ansar Allah. O bombardeio foi feito ""em resposta às centenas de ataques realizados contra o Estado de Israel nos últimos meses", afirmaram as forças do país em sua conta no Telegram.


Em declaração a imprensa, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmiu que "o sangue dos cidadãos israelenses tem um preço. Isto ficou claro no Líbano, em Gaza, no Iêmen e em outros lugares. Se eles ousarem atacar-nos, o resultado será idêntico".


"O incêndio que está atualmente ardendo em Hodeida é visto em todo o Oriente Médio e o significado é claro."


O ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, disse que o ataque no Iêmen também foi um aviso ao Irã.


"Este é o momento para a comunidade internacional maximizar as sanções ao Irã - sob cuja direção os Houthis estão prejudicando gravemente a liberdade de navegação e as rotas comerciais. O Irã é a cabeça da cobra - deve ser parado agora."


Após diversos ataques contra cidades menores israelenses, na quinta-feira (18) o movimento xiita iemenita lançou seu primeiro ataque bem-sucedido contra a capital israelense de Tel-Aviv, deixando uma pessoa morta.


O ataque foi significativo por atingir um edifício próximo ao consulado dos Estados Unidos e por ter penetrado a famosa defesa área de Israel, o Iron Dome. No final do ano passado, os Houthis anunciaram que atacariam navios associados a Israel que passassem pelo mar Vermelho até que o país interrompesse sua ofensiva contra Gaza.


Fonte: Agência Sputnik

Comentários


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page