top of page

Itália testa vacina adaptável a várias estirpes do vírus


Uma vacina italiana contra a COVID-19, que está sendo desenvolvida pela empresa de biotecnologia ReiThera, será facilmente adaptável a várias estirpes do vírus, disse Giuseppe Ippolito, o diretor científico do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas Lazzaro Spallanzani, Roma, à Sputnik.


"A plataforma vacinal que é utilizada pela candidata italiana à vacina, inventada pela ReiThera e baseada em um vetor viral não replicativo, não deve ser dependente de cepas. Em qualquer caso, porém, ela é facilmente adaptável a diferentes vírus ou cepas do mesmo vírus", disse Ippolito.

Ao mesmo tempo, Ippolito observou que, até o momento, as evidências científicas demonstraram que as mutações sofridas pelo vírus SARS-CoV-2 foram insignificantes.


A vacina entrou na segunda-feira (24) na primeira fase de testes em humanos no Instituto Nacional de Doenças Infecciosas Lazzaro Spallanzani.


Segundo o cientista, os primeiros resultados da primeira fase só estarão disponíveis em alguns meses, enquanto os resultados finais serão apresentados à comunidade científica internacional somente após as 24 semanas previstas pelo protocolo de pesquisa.


Ippolito também disse que, na Itália, uma vacina só pode ser aprovada para uso popular após a conclusão bem sucedida das fases 1, 2 e 3 dos ensaios, com um aumento gradual do número de voluntários. Durante a fase 3, a vacina também deve ser test