Itacoatiara Pro 2022 terá Mundial de Bodyboarding

Nesta segunda-feira (6/6) começou a janela para o Mundial de Bodyboarding nas ondas de Itacoatiara reunindo profissionais de mais de 20 nacionalidades no Itacoatiara Pro 2022. No domingo (5/6) foram realizadas as finais do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding O Itacoatiara Pro, que teve início na semana passada, com competições e eventos culturais, conta com apoio da Prefeitura de Niterói.

Foto: Tony D'Andrea / Divulgação

O secretário municipal de Esportes, Luiz Carlos Gallo, comentou sobre o retorno de um evento desta proporção em Niterói.


“Depois deste fim de semana com eventos tanto em terra, como no mar, shows, programações culturais, eventos esportivos, competições, é a maior prova de que Niterói realmente se consolida, cada vez mais, como a capital do esporte. Esporte é evolução, é entrosamento, é inclusão. E vamos em frente apoiando cada vez mais cada categoria", disse o secretário.

Foto: Tony D'Andrea / Divulgação

Brasileiro de Bodyboarding


Os capixabas Lucas Nogueira e Neymara Carvalho conquistaram o título na categoria profissional masculino e feminino, respectivamente. Na categoria Open feminino, a atleta Bianca Simões, também do Espírito Santo, sagrou-se campeã. E no Master masculino, o niteroiense Gugu Barcellos ficou em primeiro lugar. Na prova para Pessoas com Deficiência (PCD), o campeão foi Vagner Andrade, atleta de São Paulo. Destaque para o cearense José Augusto, que subiu ao pódio duas vezes ao conquistar os títulos nas categorias Open e Sub-18.


"Fiquei muito feliz de conseguir essas duas finais aqui em Itacoatiara, uma praia com ondas muito fortes e condições que exigem um alto nível técnico e preparo físico", contou José Augusto.

Foto: Tony D'Andrea / Divulgação

Canoagem em Itaipu


O Itacoatiara Pro 2022, contou ainda com provas de canoagem no domingo (5/6) pela manhã, na Praia de Itaipu, reunindo 60 atletas em oito categorias. Destaque para a remadora Sofia Crispim de Carvalho, de apenas 14 anos, que fechou a prova de 15km, na categoria Júnior Feminino, com o tempo de 2h e 31 minutos.


O megafestival, que reúne centenas de atletas, disputando provas e campeonatos em sete modalidades, recebe, também, mais de 20 shows e exposições artísticas até o dia 26 de junho, em Niterói.


"Agradeço aos representantes da Confederação Brasileira, à comissão técnica das provas e campeonatos, e todos os atletas que participaram desse múltiplo evento esportivo que é a ponta do iceberg do megafestival de esportes e música que estamos promovendo na cidade, com o apoio

da Prefeitura, diversas grandes marcas e renomados atletas incentivadores", ressaltou o idealizador do Itacoatiara Pro, Giuliano Lara.

Foto: Mauro César / Divulgação

Mundial de bodyboarding


Com etapas no Chile, Brasil, Hawaii, Maldivas, Espanha, Portugal e França, o Campeonato Mundial de Bodyboarding deverá seguir até o dia 16 de junho, no Brasil, sendo uma das principais atrações esportivas do megafestival, envolvendo cerca de cem atletas profissionais na disputa pelo título, e mais de R$ 150 mil em premiações.


"A previsão é de um forte swell entrando na praia de Itacoatiara até o fim desta semana, o que deverá proporcionar ondas de 3 metros ou mais para a disputa das finais desta etapa do mundial. Vai ser bastante desafiador para nós competidores e, ao mesmo tempo, um grande espetáculo para quem assiste", adiantou o atleta niteroiense, Dudu Pedra, que atuou como árbitro do campeonato brasileiro na cidade e atual Top 8 do circuito internacional da modalidade.


Shows


Além das competições esportivas, no fim de semana a praia de São Francisco foi palco para artistas como Nando e Sebastião Reis, Oriente, Marcelo D2, Vitor Kley, Brothers of Brazil (Supla e João), André Frateschi (vocalista da Legião Urbana com a banda do Rock In Rio - Rock Street Band), além de nomes da cena musical da cidade.


Todos os locais das disputas e a programação cultural completa podem ser conferidos no site itacoatiarapro.com.br e também nas redes sociais (@itacoatiarapro) do evento.


Surfe, Skate, Parapente, Vela e Mountain Bike Downhill completam o festival


Uma série de outras provas e campeonatos acontecem ainda ao longo de junho, em diferentes pontos de Niterói, nas modalidades Mountain Bike Downhill (11 e 12 de junho), Parapente (17 e 18), Surfe (17 a 22), Vela (25 e 26) e Skate - esta última com dois fins de semana de competições (17 e 18 e 25 e 26 de junho), sob a curadoria do skatista Bob Burnquist, o maior recordista de medalhas dos XGames, atual campeão da Megarampa e mais de 10 vezes campeão mundial da modalidade.


O Itacoatiara Pro 2022 conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Funarte, UFRJ, além de marcas e patrocinadores como Grupo Petrópolis, PredialNet, SGA Toyota, EcoPonte, Burnkit e Havaianas.


Resultado do Brasileiro de Bodyboarding


Categoria Pro Feminino


1⁰ Neymara Carvalho (ES)

2⁰ Maylla Venturin (ES)

3⁰ Maira Viana (ES)

3⁰ Francis Aoto (PR)


Categoria Pro Masculino


1⁰ Lucas Nogueira (ES)

2⁰José Willame (CE)

3⁰ Socrates Santana (RJ)

3⁰ Sérgio Machado (SP)


Categoria Open Feminino


1⁰ Bianca Simões (ES)

2⁰ Clara Ponte (CE)

3⁰ Yanna Pientznauer (RJ)

4⁰ Duda Vidal (RJ)


Categoria Master 35


1⁰ Gugu Barcelos (Niterói – RJ)

2⁰ Felipe Mendes (RJ)

3⁰ Diogo Taboada (RJ)

4⁰ Valdinei Nunes (RJ)


Categoria Open Masculino


1⁰ José Augusto (CE)

2⁰ Misael Cesario (BA)

3⁰ Zacarias Nunes (CE)

4⁰ Davi Correa (ES)


Categoria Sub 18


1⁰ José Augusto (CE)

2⁰ Misael Cesario (BA)

3⁰ Paulo Galatti (ES)

4⁰ Gabriel Ferrer (AL)


Categoria PCD


1⁰ Vagner Andrade (SP)

2⁰ Ricardo Rodrigues (RJ)

3⁰ Everton Luiz (RJ)

Foto: Mauro César / Divulgação

Resultado das provas de Canoagem (VAA)


Categoria Júnior Feminino: 1⁰ Sofia Crispim de Carvalho


Categoria Júnior Masculino


1⁰ Kaique Passos Ramos

2⁰ Rudah Cariba Bosi

3⁰ Abner Junior

4⁰ Mandi Domingues Frias


Categoria Open Feminino


1⁰ Adriana Soares Gomes

2⁰ Raysa Araujo de Oliveira Ribeiro


Categoria Open Masculino


1⁰ Igor Lourenco Oliveira

2⁰ Andre Guerbatin Open Masculino

3⁰ Rodrigo Fernandez


Categoria Master 40 - Feminino


1⁰ Giselle Banjar Leal

2⁰ Silvana Carsetti Master

3⁰ Paola Viniegra


Categoria Master 40 - Masculino


1⁰ Gustavo Jacobi de Faria

2⁰ Chico Viniegra Master

3⁰ Massimo Emilio Novello


Categoria Master 50 - Feminino


1⁰ Ana Paula Amorim Mendes

2⁰ Chiche Perez Barbieri

3⁰ Claudia Badano


Categoria Master 50 - Masculino


1⁰ Carlos Chinês

2⁰ Alexandre Cumeira

3⁰ Leonardo Crespo


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói