top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Itamaraty relança revista censurada sob Bolsonaro por 'medo de críticas'


Olavo de Carvalho e Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

O Itamaraty relançou nesta quinta-feira (21) a edição especial da revista Juca, organizada pelos alunos do Instituto Rio Branco desde 2006.


A publicação havia sido interrompida durante o governo de Jair Bolsonaro para abafar possíveis artigos incômodos para a política externa do ex-presidente, de acordo com a Folha de São Paulo.


Na apresentação da publicação, o chanceler Mauro Vieira critica o "silêncio imposto aos jovens colegas" nos "quatro anos anteriores ao terceiro mandato" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


"Unindo seis turmas, a revista vem a luz após quatro anos de hiato, entre 2019 e 2022, e surge não somente como uma voz de resistência aos cerceamentos enfrentados e um suspiro de resiliência às dificuldades vividas, mas também um clamor de retomada da política externa", disse Vieira na publicação.


A edição lançada agora vai reunir textos das turmas que não publicaram suas edições na gestão passada. A última edição havia sido publicada em 2018 com reportagem de capa sobre os "30 anos da Constituição Cidadã".


Além de agradecer aos autores, o chanceler se dirige "aos leitores e demais colegas, lembro que o projeto do autoritarismo são as sombras e o silêncio, enquanto a nobreza da democracia são as luzes e o debate de ideias".


Na época do governo Bolsonaro, ao mesmo tempo que a revista dos futuros diplomatas foi censurada, o então chanceler, Ernesto Araújo, fez assinatura do canal Terça Livre, usado pelo blogueiro Allan dos Santos, que é considerado foragido pela Justiça brasileira desde outubro de 2021 por divulgação de fake news e ataques a integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). Para contratar o canal, o Itamaraty pagou R$ 15.309,00 a uma empresa que atuava agenciando a assinatura de jornais e revistas para órgãos públicos.


Além do Terça Livre, na mesma época, o Itamaraty ainda assinou o canal Brasil Sem Medo e a Revista Estudos Nacionais, de ideologia de extrema direita e cujos responsáveis eram seguidores de Olavo de Carvalho, o guru de Jair Bolsonaro e considerado "pai do bolsonarismo".


Com a Sputnik Brasil

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page