Itamaraty terá primeira vez mulher como secretária-geral
A embaixadora do Brasil na Romênia, Maria Laura Rocha, será a primeira mulher a ocupar o segundo posto mais importante do Itamaraty e cargo mais importante da carreira diplomática. O nome dela para o cargo de secretária-geral foi anunciado nesta quarta-feira (14) pelo futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Maria Laura Rocha nasceu em 1955 e ingressou na carreira diplomática em 1978. Ela já foi embaixadora na Hungria e também já ocupou o cargo de chefe de gabinete de Celso Amorim nas gestões petistas.
FAO e ONU
A diplomata já foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e delegada permanente Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Vieira também confirmou o ministro Ricardo Monteiro como chefe de gabinete. O novo chanceler teve o nome confirmado na última sexta-feira (9) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O futuro ministro concedeu nesta quarta-feira (14) sua primeira entrevista coletiva desde que foi indicado.
Comments