Jogadores colombianos viralizam ao cheirar pó em campo


Viralizou nas redes sociais um vídeo em que jogadores da equipe do Junior Barranquilla, da Colômbia, são flagrados cheirando um pó branco durante uma partida do campeonato nacional. As imagens, com os jogadores Fabián Angel e Willer Ditta inalando uma substância, foram registradas na partida contra o Atlético Huila na última quarta-feira, e vem despertando a curiosidade de torcedores e internautas.

O Junior venceu a partida por 3 a 0, e o uso da substância ocorreu quando o placar ainda estava 0 a 0.

De acordo com um comunicado do clube, não se trata de uma situação de dopping, mas sim de uma substância lícita e não dopante em termos esportivos, chamada carbonato de amônio. Ainda segundo o comunicado, o uso da substância não foi autorizado ou recomendado pelo departamento médico do clube, e os jogadores envolvidos deverão passar por um processo disciplinar interno.

Serve para quê?

Segundo o site thpanorama, o carbonato de amônio é um precursor dos pós de cozimento modernos e pode ser usado para assar biscoitos e bolachas.

"A substância é usada também como expectorante, isto é, alivia a tosse ao descongestionar os brônquios. Tem ação fungicida, sendo utilizada por este motivo na agricultura. É também um regulador da acidez presente nos alimentos e é usado na síntese orgânica de ureia sob condições de alta pressão e hidantoínas.

Adverte-se que o carbonato de amônio é altamente tóxico. Produz nos seres humanos uma irritação aguda da cavidade bucal ao se colocar em contato. Além disso, se for ingerido, causa irritação gástrica."

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg