top of page

Jogos do BRICS em Kazan terá encontro de ministros de esportes

De 11 a 24 de junho, Kazan sediará os Jogos do BRICS, um evento multiesportivo internacional que reunirá cerca de 5.000 atletas dos países do BRICS e nações convidadas. O leopardo Bricsik foi escolhido como o mascote dos Jogos. O programa inclui não apenas competições esportivas e uma reunião de ministros de esportes do BRICS, mas também uma cúpula de ministros parceiros. Observa-se que 380 conjuntos de prêmios serão entregues em Kazan.

Países participantes dos Jogos do BRICS


No ano da presidência da Rússia no BRICS, as competições de grande escala serão realizadas em um formato aberto - os prêmios serão disputados não apenas entre atletas dos estados membros do BRICS. A lista de participantes inclui mais de 50 países, incluindo Cazaquistão, Turquia, México, Uruguai, Venezuela, Bahrein, Congo e outros.


"Os Jogos Esportivos do BRICS 2024 definitivamente se tornarão não apenas a história da cooperação esportiva entre os países do BRICS, mas também a história do desenvolvimento esportivo internacional. Durante a competição em Kazan, de 21 a 22 de junho, será realizada uma cúpula de ministros e autoridades responsáveis por esportes de dez países do BRICS em um formato aberto. É possível que Oleg Matytsin, chefe do Ministério do Esporte da Rússia, discuta um novo formato de organização e financiamento dos Jogos, entre outras propostas construtivas importantes para o desenvolvimento futuro dos Jogos", afirma Valery Krylov, especialista em esportes.

Jogos do BRICS 2024: esportes


Em 2023, os participantes dos Jogos em Durban, na África do Sul, competiram em apenas seis modalidades: tênis, badminton, natação, tênis de mesa, vôlei e esportes para pessoas com deficiências locomotoras. Participaram cerca de 450 atletas com idades entre 19 e 21 anos da África do Sul, Rússia, China, Índia e Brasil.

Em 2024, serão 29 modalidades. A competição internacional em Kazan promete ser um dos eventos esportivos mais inusitados do ano. Entre as modalidades tradicionais, também haverá modalidades incomuns que enfatizam a diversidade cultural dos países do BRICS, como:


Belt Wrestling;

kuresh;

sambo;

wushu.


O programa da competição também inclui:


rock'n'roll acrobático;

breaking;

caratê;

tênis de mesa;

mergulho na água;

ginástica artística;

esgrima;

ginástica rítmica;

vôlei de praia;

handebol de praia;

canoagem;

badminton;

esporte equestre;

tênis;

basquete;

futebol;

boxe;

remo;

nado sincronizado;

levantamento de peso;

atletismo;

luta livre;

xadrez.


O governo já preparou uma minuta de decreto sobre os pagamentos aos vencedores e medalhistas russos dos Jogos do BRICS. De acordo com o documento, os ganhadores da medalha de ouro receberão 358.400 rublos cada (cerca de 19,905 de reais), os medalhistas de prata - 179.200 rublos (cerca de 9,9527 de reais), e os medalhistas de bronze receberão 107.500 rublos (cerca de 5,9705 de reais).


"Uma das peculiaridades desses Jogos é que, além das modalidades olímpicas tradicionais, os organizadores do evento incluíram no programa, por exemplo, rock 'n' roll acrobático, breaking, basquete e futebol. Isso indica o desejo da Rússia de expandir os limites do esporte por meio da integração com a cultura, a música e a arte", ressalta Serguei Skorokhodov, especialista em cultura brasileira.


Especificidades da organização dos Jogos Esportivos do BRICS 2024 em Kazan


Em maio de 2023, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a apresentação de propostas para a organização dos Jogos do BRICS. O Primeiro-Ministro, Mikhail Mishustin, foi nomeado responsável por isso. Em setembro de 2023, soube-se que o Ministério das Finanças alocou 1,29 bilhão de rublos (cerca de 71,72 milhões de reais) para o evento.


No fórum "Estamos juntos. Esporte", que foi realizado em Moscou em meados de abril, foi declarado que todos os 18 locais que estarão envolvidos na realização da competição estão na fase de preparação final. Um deles está em Moscou e 17 estão na capital do Tartaristão.


"A Rússia tem uma grande experiência de sucesso na organização e realização de grandes competições esportivas. No início deste ano, a cidade de Kazan sediou os 'Jogos do Futuro', e os 'Jogos da Amizade' estão programados para setembro. Os Jogos do BRICS são mais um fato que confirma que a Rússia é uma potência esportiva", diz Skorokhodov.


O Estádio Central, a Academia de Tênis de Kazan, o Centro de Boxe e Tênis de Mesa, o Palácio Aquático, o Palácio de Luta Livre "Ak Bars", o Technopark na esfera das altas tecnologias "Parque de TI B. Rameyev", o Centro de Ginástica, Centro de Remo, Complexo de Esportes de Praia, "TATNEFT Arena", Parque Radical da Juventude "URAM", Centro de Vôlei, "Kazan Expo", e o Centro de Badminton, SC "Tulpar", CPB "Burevestnik" serão utilizados na capital do Tartaristão.


A cerimônia de encerramento dos Jogos será combinada com o feriado nacional dos tártaros, o Sabantui, para que representantes de países estrangeiros possam conhecer as ricas tradições de uma das regiões da Rússia.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page