top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

Jornalista Beto Almeida ganha Prêmio Aníbal Nazoa

Brasil Popular - O jornalista Beto Almeida, presidente do Jornal Brasil Popular, foi premiado na categoria Televisão pela Fundação Movimento Jornalismo Necessário (MPN) com o Prêmio Aníbal Nazoa. O reconhecimento veio pelo trabalho realizado no programa Latitud Brasil, da TeleSur. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu nesta sexta-feira, 21 de junho, às 9h, na Sala Manuelita do Teatro Bolívar, no Centro Histórico de Caracas, Venezuela.

Além de apresentador e produtor do Latitud Brasil, um espaço de análises e entrevistas transmitido pela plataforma, Beto Almeida é um dos fundadores da TeleSur. Outros espaços midiáticos também foram premiados, como a Sputnik, agência internacional de notícias e rádio, e a Russia Today (RT), reconhecidas pela qualidade de seus conteúdos.


A Fundação MPN anunciou o veredicto do Prêmio Aníbal Nazoa 2024 após a avaliação dos trabalhos inscritos na XV Edição. Em nota, a MPN informou que, em reconhecimento à Plataforma de Solidariedade com a causa Palestina, convidou a ativista Shuruk Duqqa como Oradora de Honra para o evento.


Na categoria Televisão, o prêmio foi entregue também à Marialcira Matute, Hugo Isidoro Duarte e Fátima Flores, equipe de produção do programa “La Librería Mediática“, transmitido pela Venezolana de Televisión desde 2005 e com mais de mil episódios exibidos.


Daniela Katiuska Díaz Pérez foi premiada pela série educativa “Pensamiento del Libertador”, transmitida pelo Canal 1.2.3 TV. A jornalista Jessica Sosa recebeu homenagem pelas entrevistas e reportagens como correspondente venezuelana do canal RT.


Outros premiados incluem Luis Francisco Blandón, pelo programa “Texto e Resposta” da multiestatal TeleSur, e Jack Bravo, pelo programa “Atomun”, dedicado à Ciência, Tecnologia e Inovação, também na TeleSur.

Na categoria Impresso, a 15ª edição do Prêmio Aníbal Nazoa premiou Stiven Rodríguez Volcán pela entrevista com Flor Márquez Ugueto, diretora do Coreoarte, publicada no Seminário de Culturas Todosadentro e intitulada “A dança é uma das manifestações espirituais mais poderosas do espaço afro“.


Na categoria Digital, o Nazoa foi para Alejandro Silva Guevara pelo trabalho fecundo no jornalismo científico e pela reportagem intitulada “Da vaca à uretra: génio e audácia a serviço da medicina“, publicada no portal La Inventadera.


Na Fotografia Digital, Candi Moncada foi reconhecida pelo suporte gráfico na reportagem “Química” em venezuelano chama-se Ajoy K. Banerjee, publicada no portal La Inventadera. Malva Suárez Silva foi premiada pelo relatório gráfico “Honra e Glória à Pátria Guarda de Honra Húsares de Bolívar El Libertador”. María Eugenia Acero Colomine foi reconhecida pela qualidade de seus textos, publicados em Cidade Caracas.


Na categoria Redes Sociais, William Armando Marrero Galindo, fotojornalista, foi agraciado pelo trabalho durante a “Operação Gran Cacique Guaicaipuro”, no Centro Penitenciário La Pica, estado de Monagas, publicado no portal do Ministério do Poder Popular para as Relações Interiores, Justiça e Paz.


Na categoria Meios de Comunicação Alternativos e Comunitários, o prêmio foi atribuído a Alberto Alvarado pelo uso exemplar das redes sociais e por suas pesquisas sobre temas atuais. O jornalista Thierry Deronne foi reconhecido pela reportagem “Quando os Albatros voaram para a Venezuela”, produzida pelo Canal Comunitário Terra TV. Emigdio Malaver foi destacado por sua habilidade em diversos gêneros jornalísticos, com publicações na Aporrea e nas redes sociais.


No Jornalismo Internacional, Juan José del Castillo, El Jota, recebeu o prêmio pela qualidade de suas análises na Prensa Alternativa. Ariel Umpiérrez será contemplado pelo espaço GeolíticoTV, canal alternativo de informação internacional na plataforma YouTube.


Em Pesquisa, o prêmio foi para Liliane Blaser, documentarista venezuelana responsável pelo audiovisual “Memória Histórica Contemporânea da Venezuela e suas lutas”. O jornalista e escritor Alfredo Palacios recebeu reconhecimento por sua extensa carreira na mídia impressa, digital e institucional.


O Prêmio Aníbal Nazoa também faz um reconhecimento especial à Plataforma de Solidariedade com a causa palestina, pela denúncia contra o genocídio e ecocídio nesses territórios; e ao canal televisivo da Assembleia Nacional ANTV, pela divulgação das atividades legislativas e análises internacionais.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page