top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

Jornalistas do BRICS e da África encerram turnê de mídia na Rússia

A rede internacional TV BRICS resumiu os resultados do BRICS Global Media Tour. Russian Edition, que contou com a presença dos chefes da mídia icônica dos países do BRICS e da África. O evento foi organizado pela BRICS-Media Association em cooperação com a rede internacional TV BRICS, com uma bolsa fornecida pela Fundação Gorchakov. O programa da turnê de mídia consistiu em várias trilhas: educacional, comercial e cultural.

A delegação visitou a região de Kemerovo e Moscou e conheceu os principais pontos turísticos da região⁠ / Foto: TV BRICS

A trilha educacional incluiu uma série de conferências e sessões de especialistas dedicadas aos problemas da educação profissional em jornalismo e mídia, bem como à cooperação multilateral entre os BRICS e a África, que foram realizadas no Instituto de Cinema e Televisão (GITR) e na Fundação Gorchakov. Durante a trilha educacional, os delegados da turnê de mídia também visitaram o Centro de Informações da ONU em Moscou, onde participaram da sessão de especialistas "Trabalho da ONU na Rússia. ODSs e Mídia". Durante a sessão, a TV BRICS apresentou os resultados da cooperação com o CI ONU no âmbito da promoção dos ODSs.


Além disso, os chefes dos principais meios de comunicação dos países do BRICS e da África fizeram uma visita à filial do RGISI (Instituto Estatal Russo de Artes da Cena) em Kemerovo. Eles foram informados sobre os programas educacionais, os princípios de ensino e as oportunidades de estudo nesse instituto.


O RGISI é um dos institutos de artes de cena mais antigos do país e o maior centro científico e educacional de artes de cena da Europa, treinando especialistas em profissões teatrais.


"Durante o tour de mídia, os delegados do Brasil, Índia, China, África do Sul, Zimbábue e Moçambique visitaram as principais instituições de ensino superior da capital russa que treinam especialistas para o setor de mídia, além de obterem acesso exclusivo para participar e cobrir os principais eventos da agenda internacional realizados em alto nível organizacional na Rússia. O BRICS Global Media Tour. Russian Edition permitiu estabelecer novos laços entre a mídia da Rússia e dos países do BRICS. Estou confiante de que o tour de mídia contribuirá para o desenvolvimento de contatos entre as universidades dos países do BRICS", afirmou Janna Tolstikova, Diretora Geral da TV BRICS


O ponto central da turnê foi a visita da delegação à cerimônia de anúncio dos nomes dos laureados do prêmio Internacional de Global Energy para Pesquisa Energética 2023 em Kemerovo. Esse é um evento internacional iniciado e realizado em alto nível há muitos anos pela Rússia, que se tornou um centro de atração para eventos científicos globais. Ao longo dos anos, o prêmio Global Energy ganhou um status internacional elevado e tornou-se amplamente reconhecido em todo o mundo. O principal objetivo continua sendo o incentivo aos cientistas pelos resultados excepcionais dos desenvolvimentos científicos e da pesquisa sistemática de problemas globais voltados para o desenvolvimento sustentável da civilização.


Kuzbass é uma das principais regiões energéticas da Rússia, o que foi observado pelos participantes da excursão que visitaram a mina de carvão de Chernigovskiy. Foi mostrado a eles como ocorre o processo de extração desse recurso natural na Federação Russa. Além disso, a região de Kemerovo é rica em museus e artefatos. Os delegados do BRICS Global Media Tour. Russian Edition puderam constatar toda essa riqueza cultural quando visitaram o museu-reserva Tomskaya Pisanitsa, um complexo único de história e cultura dos povos da Eurásia, que cobre uma área de 156 hectares.


O programa cultural para representantes de empresas de mídia do BRICS e da África incluiu visitas à Praça Vermelha, à Galeria Tretyakov, ao museu-reserva Tsaritsyno e ao Museu da Garagem para Fins Especiais do Serviço de Proteção Federal da Rússia.


Como parte da trilha de negócios, foi realizado um diálogo comercial no escritório de representação em Moscou da rede internacional de TV BRICS.


"Segundo os resultados dos nove dias, podemos afirmar claramente que o tour de mídia foi um sucesso. É um prazer ver que os participantes puderam conhecer não apenas nossas riquezas culturais, históricas e naturais, mas também adquiriram e trocaram conhecimentos práticos, encontraram novos contatos e intensificaram a cooperação entre seus veículos de comunicação e com os jornalistas russos. Acredito que, após visitarem Moscou e a Sibéria, os participantes voltarão para seus países com uma visão mais completa e objetiva da Rússia, da vida no país e das oportunidades de cooperação internacional. Espero que nossos colegas do Brasil, Índia, China, África do Sul, Moçambique e Zimbábue continuem a cobrir tópicos interessantes em suas reportagens em cooperação com a BRICS-Media Association e a TV BRICS, bem como continuem a cooperação com a Fundação Gorchakov em novos formatos e outros eventos", comemorou Sergey Orlov, principal especialista da Fundação Gorchakov.


"Tive uma experiência incrível durante a turnê de mídia. Sou muito grato à TV BRICS e à Fundação Gorchakov pelo convite e pelo apoio. Nós temos tido não só a oportunidade de conhecer Moscou, conhecer a Rússia, mas também nos integrar entre nós, jornalistas de vários países. Acho que essa é uma troca muito importante, porque todos os países devem compartilhar suas experiências uns com os outros. É isso que devemos fazer como representantes da mídia," enfatizou Luiz Augusto de Freitas Erthal, editor-chefe do jornal TODA PALAVRA.


Janna Tolstikova observou que o formato de turnê de imprensa tem um potencial significativo para uma série de eventos semelhantes em outros países do BRICS, que podem ser organizados em cada país separadamente com a assistência e sob o patrocínio da Rússia como iniciadora do projeto.


Fonte: TV BRICS

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page