top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

José Messias Xavier lança o livro 'A Fome de Tudo'


ree

Está no prelo da editora Minimalismos o livro “A Fome de Tudo”, do jornalista e escritor José Messias Xavier. A obra, terceira do autor, mas a primeira em poesia, pode ser antecipada pelo site www.editoraminimalismos.com e tem lançamento previsto para março de 2026.


Com 106 páginas, “A Fome de Tudo” reúne 35 poemas, escritos entre 2017 e 2024, que compõem um mosaico das experiências do autor em cidades do Brasil e do exterior. Traz uma abordagem reflexiva sobre o cotidiano das pessoas, a miséria, os conflitos sociais e políticos, a religiosidade, os amores, a vida, a morte, a sexualidade e a subjetividade nas relações interpessoais. Usa, para isso, uma simbologia que dialoga com outras expressões artísticas e escolas literárias do século XX.  


Na obra, há elementos das culturas popular e erudita, com especial apreço à individualidade, à memória e à pluralidade. Nos versos, incorpora técnicas do Expressionismo, do Simbolismo e do Surrealismo para compor uma estética híbrida e, por ela, traduzir a vivência humana e questionar as narrativas “totalizantes” e “totalitárias”, que reapareceram em um cenário tecnológico favorável à sua expansão.


José Messias Xavier nasceu no Rio de Janeiro, mora em Niterói há 30 anos, é jornalista e trabalhou nos principais veículos de Comunicação do País. Hoje, atua em Assessoria de Imprensa e escreve uma coluna de crônicas e artigos sobre Literatura, Filosofia e cultura em geral para o jornal impresso do TODA PALAVRA. Em 2003, recebeu o prêmio de Jornalismo em Profundidade, o principal da Inter American Press Association, em Chicago, Estados Unidos, com uma série de reportagens sobre o sistema judicial brasileiro.


Lançou o romance “Lótus”, em 2014, pela Multifoco, e o livro-reportagem “Não Matarás”, em 2022, pela Nitpress, ano em que teve publicado seu poema “Além da curva do tempo” na I Antologia Niterói Hoje, da editora Niterói Livros. Em 2023, obteve, com o poema “Quando um dia alguém sonhou”, o primeiro lugar do júri técnico da Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, organizada por um conjunto de instituições científicas e culturais do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o INEPAC (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual).


Profissionalmente, andou por cidades de todo o Brasil, América do Sul e Estados Unidos. Quando trabalhou como assessor da Reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), participou ativamente da criação da Biblioteca do Centro de Letras e Artes, a primeira biblioteca universitária brasileira aberta ao público, no bairro da Urca.

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page