top of page

Jovem Aprendiz da Clin: alunos concluem curso técnico-profissional

Setenta e dois alunos do Programa Jovem Aprendiz, da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), se formaram, nesta quinta-feira (26/10), em cerimônia na Câmara de Vereadores de Niterói. O programa é uma parceria com o SENAI e oferece cursos de mecânico de manutenção, operador de suporte técnico de Tecnologia da Informação (TI) e web designer. A solenidade na Câmara contou com apresentação do coral “Vozes da Clin”, sob regência do maestro Marcello Sader.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

O diretor administrativo da Clin, Eduardo Caminha, destacou a importância do projeto. “Só com a educação vamos conseguir mudar o mundo. Que todos aproveitem esta oportunidade e que não parem de estudar e de construir o mundo. O estudo é fundamental para a vida de cada um”, afirmou Eduardo Caminha.


O Programa Jovem Aprendiz da Clin, implantado em 2005, atende à exigência da Lei de Aprendizagem e tem como objetivo a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens de 14 a 17 anos (a partir do 9º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio), indicados por funcionários da empresa. A seleção é feita a partir de uma prova aplicada pelo SENAI. Os aprendizes têm a chance de uma primeira experiência de trabalho. O desenvolvimento dos jovens é acompanhado pela Divisão de Serviço Social da Clin e pela equipe pedagógica do SENAI.


A responsável pelo Serviço Social da Clin, Fabielle Guimarães, descreveu a satisfação de ver mais turmas se formarem depois da pandemia. “É um imenso prazer ter esta parceria com o SENAI. A gente não quer só cumprir a cota, mas investir em profissionais, transformar alunos em trabalhadores para que possam trilhar novos caminhos”, disse Fabielle Guimarães.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

O professor de TI e de web designer, Williams Barbosa, frisou a necessidade de uma boa preparação dos jovens para a inserção no mercado de trabalho. “Todos começaram e terminaram de uma forma brilhante. Estão preparados para o mercado de trabalho, que é altamente competitivo. Nunca se deve parar de estudar, pois a tecnologia sempre avança”, ressaltou Williams Barbosa.


A Clin é a maior empresa em número de contratação de jovens aprendizes de Niterói. Letícia Moura, de 19 anos, oradora da turma do curso de mecânico de manutenção disse que estava muito feliz com a formatura. “Foi uma experiência maravilhosa, pois não aprendi só a mexer com as máquinas, mas outras funções que vou levar para a vida toda. É uma área que abrange diversos ramos”, disse Letícia Moura.


Há dois processos seletivos por ano para o Programa Jovem Aprendiz da Clin. Para o primeiro processo seletivo de 2024, serão disponibilizadas 150 inscrições para preencher 75 vagas de assistente de logística, eletricista industrial e mecânico de manutenção.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page