Jovem cientista brasileiro vence concurso do BRICS
Os vencedores da VII edição do Concurso de Jovens Inovadores dos países do BRICS foram anunciados durante o IV Congresso de Jovens Cientistas, realizado na Universidade de Ciência e Tecnologia "Sirius", no sul da Rússia.
Os participantes trabalharam em projetos relacionados à aplicação de inteligência artificial e tecnologias verdes em diversos setores, como as indústrias química, alimentícia e agricultura. As pesquisas também foram avaliadas em uma categoria especial intitulada "Paládio nas Tecnologias do Futuro".
O júri internacional selecionou três projetos vencedores. O primeiro lugar foi concedido ao jovem cientista brasileiro Thiago Edwiges, professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ele desenvolveu uma solução para o reaproveitamento de resíduos gerados na produção de cana-de-açúcar, propondo o uso de materiais sólidos e líquidos para criar um combustível à base de uma mistura de metano e hidrogênio.
O segundo lugar foi para o projeto do professor Yuan Wu, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China. Ele apresentou um novo material para a indústria da borracha. A tecnologia proposta reduz o uso de óxido de zinco na produção de produtos de borracha, incluindo pneus, tornando-os mais ecológicos.
O terceiro lugar foi conquistado pelo russo Dmitri Shadrin, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Skolkovo. Ele desenvolveu um sistema digital de prevenção de incêndios florestais, baseado em uma malha geográfica atualizável, previsões meteorológicas e informações sobre incêndios anteriores processadas por inteligência artificial. A precisão do modelo pode chegar a 85%.
Na categoria especial, o vencedor foi o pesquisador chinês Xin Cai, da Universidade Tongji, em Xangai. Ele desenvolveu novos tipos de nanopós contendo paládio. Esses catalisadores têm potencial para tornar a energia baseada em hidrogênio mais eficiente e acessível para aplicação em larga escala.
Foram mais de 7 mil pessoas de mais de 60 países participaram do Congresso de Jovens Cientistas. A rede TV BRICS é a parceira de mídia internacional do evento. Os organizadores incluem a Fundação Roscongress, o Ministério da Ciência e Ensino Superior da Rússia e o Conselho de Coordenação para Assuntos da Juventude nas Áreas de Ciência e Educação do Conselho Presidencial de Ciência e Educação da Rússia.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments