Jovens artistas do BRICS+ mergulham nas tradições do teatro russo
Moscou está sediando o programa de estágios InteRussia em arte teatral, organizado para jovens artistas dos países do BRICS+. Desenvolvido em conjunto com a rede de mídia internacional TV BRICS e o Instituto Russo de Artes Teatrais GITIS, o projeto é realizado pela Fundação Gorchakov, com o apoio da Fundação de Subsídios Presidenciais da Rússia.
Para participar do estágio, foram selecionados 12 jovens artistas com idades entre 21 e 35 anos. Durante várias semanas, eles vão participar de atividades no Instituto Russo de Artes Teatrais, o GITIS.
Para os convidados estrangeiros, foi preparada uma programação educacional e cultural bastante abrangente. Serão oferecidas palestras dedicadas à história do teatro russo, ao caminho profissional e às técnicas de atores e dramaturgos e grande nome na indústria.
Sob a orientação dos principais professores do instituto, os estagiários analisam e discutem peças e montagens, conhecendo as melhores práticas e tradições da escola russa de interpretação.
Em um comentário exclusivo para a rede TV BRICS, Vera Kamishnikova, chefe do Departamento de Oratória do GITIS e artista homenageada, destacou que o estágio contribui tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o enriquecimento cultural dos participantes do programa.
"Não é apenas uma troca de ideias e exercícios, mas também um encontro com outros países e idiomas, com outras escolas teatrais", afirmou a professora.
Ela acrescentou que a diversidade linguística e cultural dos estagiários não só não foi um obstáculo para o trabalho conjunto, mas, pelo contrário, foi responsável por adicionar interesse e vivacidade ao processo de aprendizagem.
Os participantes do programa também compartilharam suas impressões sobre os primeiros dias do estágio com a TV BRICS. A estudante da Academia de Arte da China, Jie Yueyang, ficou interessada nas aulas práticas de movimento cênico, bem como nas tradições do teatro russo.
"Na Rússia, tive a oportunidade de conhecer a cultura russa e a arte teatral. Em primeiro lugar, o sistema Stanislavski", adicionou.
Por sua vez, a participante do Irã, Zahra Janmohammadi, destacou os interesses e a motivação em comum que os estagiários compartilham; e graças a isso eles conseguiram encontrar um ponto em comum para se comunicarem.
"O fato de estarmos em um ambiente semelhante nos ajudou a nos aproximar e encontrar pontos de interseção com base em experiências e emoções semelhantes. O teatro nos une a todos, independentemente do país", disse a estagiária.
O evento para profissionais da cultura está sendo realizado pela primeira vez durante a presidência da Rússia no BRICS.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
留言