top of page

Jovens de comunidades do Rio se mobilizam pelo meio ambiente

O acúmulo de lixo e entulho no caminho de casa já não chamavam a atenção do jovem John Marllon, de 17 anos, morador de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A rotina de problemas provocados pelo descarte incorreto de materiais mudou desde abril do ano passado, quando o olhar do rapaz para o meio ambiente começou a mudar. O que muito colaborou para a mudança de visão e atitude de John é que ele se tornou um dos 660 jovens moradores de 22 áreas de vulnerabilidade social em comunidades do Rio que ingressaram no Ambiente Jovem. O programa é o maior em educação ambiental do país.

Divulgação

O Ambiente Jovem abrange 41 cidades fluminenses e, na última quinta-feira (12/1), formou 1.200 jovens, que estão aptos a atuar como agentes de transformação ambiental e social nos territórios onde moram.


"Além de passar a me preocupar com o lixo, antes do Ambiente Jovem, eu desperdiçava água. Agora, mudei. O dinheiro que ganhei com a bolsa-auxílio também ajudou muito. Com ele, conseguia pagar a minha conta de luz", contou Marllon, que era aluno do núcleo da comunidade da Muzema, também na Zona Oeste.


O programa beneficia quem mais precisa de qualificação e incentivo em comunidades e territórios vulneráveis.


O Ambiente Jovem foi idealizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e é voltado para jovens de 16 a 24 anos. Os alunos têm aulas teóricas e práticas de diversas atividades (sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade) e ainda recebem a bolsa no valor de R$ 200, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.


"Estamos muito orgulhosos de termos beneficiado essas comunidades com o Ambiente Jovem. Temos certeza de que esses jovens não são os mesmos de quando entraram. Formamos cidadãos com grande capacidade de fazer mudanças positivas no futuro de suas comunidades e do nosso planeta", avaliou o vice-governador e secretário da pasta, Thiago Pampolha.

Divulgação

A técnica ambiental Iara Nascimento, de 23 anos, é professora do programa na comunidade da Muzema. Segundo ela, os jovens passaram a olhar para o espaço onde vivem de forma mais sustentável. Durante as aulas, os jovens aprenderam sobre as mudanças climáticas, a sustentabilidade, o ciclo de vida dos produtos, além de terem participado de aulas práticas onde apresentaram um plano de interação com suas comunidades.


"Se cada um fizer a sua parte, ninguém precisa fazer a do outro. Durante as aulas práticas os alunos perceberam que o que eles consideravam lixo pode não ser. Contamos com a ajuda de um oficineiro de ecomoda e utilizamos material reciclável para produzir ecobags", lembrou Iara.


Professora dos núcleos das comunidades de Manguinhos e do Jacarezinho, Isadora Soares Ferreira, de 21 anos, conta que o lixo jogado no valão que corta a comunidade é um dos principais relatos de problemas que incomodam os jovens do Jacarezinho.


"Conseguimos despertar nos jovens a consciência de que cuidar do meio ambiente tem impacto direto no cotidiano deles. Conseguimos produzir brinquedos para crianças de uma ONG usando material reciclável. Também recuperamos um espaço onde tiramos o lixo e plantamos mudas de flores", relatou Isadora.


Após a conclusão do curso, os integrantes do Ambiente Jovem receberam orientações sobre o posicionamento no mercado de trabalho e em universidades.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page