top of page

Jovens de comunidades no Fonseca vão aprender a fotografar

Quinze jovens das comunidades do Santo Cristo e Vila Ipiranga, integrantes da Associação Beneficente da Sagrada Família, no Fonseca, vão ter aulas de introdução à fotografia na Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF). O curso, que faz parte do edital Ponto de Cultura da Prefeitura de Niterói, terá duração de três meses e ao término haverá uma exposição dos trabalhos realizados durante as aulas. A SFF também vem oferecendo aulas gratuitas de fotografias para jovens com deficiência intelectual e idosos.

Reprodução

“Participamos de um chamamento público da Prefeitura de Niterói com o projeto Fotografia para Todos que prevê cursos para esses três segmentos da sociedade: idosos, pessoas com deficiência e jovens da periferia da cidade. O objetivo é dar a eles noções de como manejar uma máquina profissional e como tirar o máximo proveito dos equipamentos, inclusive de aparelhos celulares, com técnicas do uso correto de luz e de enquadramento”, explica Toninho Machado, presidente da SFF.


Ele lembra que a instituição oferece, tradicionalmente, cursos básico e avançado de técnicas de fotografia, que são a única fonte para custeio da sede e o funcionamento da SFF.


“Com o edital da Secretaria das Culturas pudemos expandir esse objetivo e oferecer gratuitamente o mesmo tipo de ensino para 45 pessoas de especial interesse nosso”, conta ele.


As aulas com os jovens da Sagrada Família terão início no dia 24 de julho e acontecerão sempre às segundas e quartas feiras de 14 às 17 horas.


Na apresentação dos projetos aos futuros alunos e pais, o presidente da SFF destacou a importância da instituição e da parceria firmada.


“Desejávamos há anos fazer um trabalho como esse que estamos realizando. Acreditamos no poder da fotografia como uma ferramenta de inclusão. Cabe ressaltar que esta instituição, completa em outubro, 79 anos de trabalho ininterrupto. Vocês farão a exposição que marcará a abertura das comemorações pelos nossos 80 anos e isso não é pouca coisa”, disse ele.


Irmã Erenita, presidente da Sagrada Família, lembrou da importância da parceria e pediu aos jovens empenho e dedicação.


“Agarrem com força a oportunidade que vocês estão recebendo. Deem o melhor de si”, disse, durante solenidade que marcou a apresentação do projeto.

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page