top of page

Jovens do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo ganham sala de cinema

Chegou a vez das crianças das favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (PPG), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, receberem o projeto Cine Pipoca Funarj. Nesta segunda-feira (22/5), foi inaugurada uma sala de cinema dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Pavão-Pavãzinho.

Foto: Rafael Campos / Governo do Estado do Rio

O projeto é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ), por meio da Funarj, que leva filmes, pipoca e refresco de graça para crianças e adolescentes em comunidades do Rio. A primeira sessão teve a exibição do filme “Um Time Show de Bola (2013)” e contou com a presença de estudantes do CIEP Presidente João Goulart/Brizolão e de autoridades.

Na plateia, alguns dos alunos nunca tinham assistido a um filme no cinema. Estudante do 6º ano, Ana Carolina Neves, de 11 anos, conta que foi ao cinema uma única vez quando era bem pequena, mas que não se lembrava de nada da experiência.


Emocionada, a menina disse estar após a sessão. Ao lado dos amigos, ganhou pipoca e refresco, que serão sempre oferecidos ao público que assistirá aos filmes. Os pequenos também ganharam sorvete e livros.

"Minha mãe trabalha como enfermeira e o meu pai é porteiro. Tenho dois irmãos de 14 e 11 anos, fica difícil para os meus pais pagarem cinema para a gente. Agora, vou poder assistir a vários filmes com os meus amigos e de graça", comemorou Ana Carolina.

Moradora do Pavão-Pavãozinho, Rafaela Machado, de 32 anos, que também é secretária da Associação de Moradores do complexo comunitário, estava muito feliz com a primeira exibição de um filme na sala de cinema. Mãe de quatro filhos, de 13, 10, 8 e 4 anos, ela conta que os dois mais novos nunca foram ao cinema.

"Acho maravilhoso que eles possam ter essa experiência desde cedo. Quando eu tenho dinheiro, não tenho tempo de levá-los ao cinema. E é um programa muito caro. Agora eles estão dentro de casa e ainda vão ganhar pipoca e refresco. É uma alegria enorme ver as famílias da nossa comunidade poderem viver este momento pertinho de casa", disse Rafaela.

De acordo com a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, além da exibição de filmes, na sala de cinema será possível desenvolver atividades culturais, sociais e educativas.

"É o Estado do Rio trazendo cultura e fortalecendo o ambiente artístico neste lugar. Queremos essa arte abraçando todas as idades", ressaltou a secretária.

Mais de 5 mil jovens assistiram a filmes no Jacarezinho

A nova base do Cine Pipoca Funarj, que já conta com uma sede no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, é uma parceria com a Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes RJ), que cedeu o espaço. Segundo o secretário da Seijes RJ, Alexandre Isquierdo, a inauguração desta sala de cinema é um marco importante para a comunidade do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo.

"Nesse espaço temos o nosso Centro de Referência da Juventude. É o governo do estado presente aqui na comunidade trazendo lazer e cultura onde o jovem poderá desenvolver as suas habilidades", ponderou Isquierdo.

A sala de cinema conta com 150 lugares e as sessões acontecem sempre às sextas-feiras, às 18h30, e, aos sábados, às 16h, com filmes infantis e infantojuvenis. Desde setembro de 2022, Cine Pipoca Funarj leva filmes para crianças e adolescentes em sessões duplas, no Jacarezinho. Neste período, o público foi de 5.732 crianças/adolescentes em 94 sessões. Ao todo foram 48 filmes exibidos.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Kommentare


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page